Em troca de seus pagamentos ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os brasileiros asseguram uma série de direitos e benefícios. Quem tem direito ao INSS não precisa ter necessariamente feito contribuições ao sistema. Neste artigo, falaremos um pouco sobre a aposentadoria na idade de Ouro.
O que é a idade de Ouro para a aposentadoria?
Esses tipos de planos de aposentadoria visam dar aos cidadãos uma chance melhor de receber um benefício do que inicialmente previsto. O objetivo é garantir que os aposentados que contribuíram menos ao longo da vida profissional ou que se aposentarão mais tarde devido à idade ainda possam aproveitar esse benefício.
A ideia por trás desse procedimento é enfatizar a contribuição mais eficaz o mais rápido possível.
Quais são os requisitos necessários para se aposentar pela idade de Ouro?
Os seguintes requisitos devem ser atendidos para que um aposentado tenha direito a esta aposentadoria:
- Tendo atingido a idade mínima de aposentadoria;
- apresentar pelo menos 6 anos de contribuições acima do valor mínimo anterior a julho/1994;
- comprovar 15 anos de contribuição ou ter esse número até atingir a idade mínima;
- Se ainda não o fez, considere fazer uma contribuição nos valores corretos pelos próximos nove anos, começando em julho de 1994.
Solicitação de Benefícios de Aposentadoria na idade de Ouro
Uma vez que o segurado tenha uma compreensão firme sobre o que esse tipo de aposentadoria implica e quem é elegível para fazer uma reivindicação, ele deve se familiarizar com as especificidades de fazer um pedido formal para ela.
De acordo com especialistas no assunto, apenas 4 etapas são necessárias. Quem são elas:
- Siga a taxa anual de 2% de regra de aumento;
- Preservar o Valor Atual da Contribuição Média;
- Aumentar o valor das contribuições;
- Não faça mais pagamentos se você já fez 15 anos de sua vida e está perto de atingir a maioridade legal, mas não quer se preocupar em esperar.
Instruções sobre como requerer os benefícios do INSS
O requerimento do beneficiário pode ser feito pelo site Meu INSS ou pelo aplicativo móvel correspondente (tanto para iOS quanto para Android).
Você também pode fazer sua solicitação ligando para o número de atendimento da Previdência Social (135). O suporte por telefone está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Como se deve contabilizar a idade de aposentadoria no cálculo do valor de pagamento?
A nova lei permite obter um benefício maior, mas é necessário um planejamento previdenciário cuidadoso. Assim, é preciso:
- Deduções salariais ainda podem ser feitas;
- O segurado pode descontar quantos salários quiser, desde que cumprido o tempo mínimo de serviço (180 meses ou 15 anos);
- O divisor mínimo é 9 anos. Isso significa que quem tiver menos de 108 contribuições no período de cálculo (início em julho de 1994) terá redução no valor do benefício;
- considerar a ampliação do período de cálculo para incluir mais anos de trabalho, pois o valor do benefício sobe 2% por ano de contribuições.
A orientação é sempre procurar o auxílio de um profissional advogado previdenciário, para não errar no cálculo, e desta forma, ficar com um valor de aposentadoria mais baixo.