A icterícia em bebês ou neonatal acontece quando a pele e os olhos deles estão com uma cor mais amarelada do que o normal e isso indica que os níveis de bilirrubina no sangue estão elevados demais. Em geral, esse problema é causado por alterações que acontecem no organismo e isso nem sempre configura um problema direto. Entenda o que é icterícia em bebês e como tratar.
Quando a icterícia em bebês aparece em um tempo menor do que um dia, e persiste por mais do que duas semanas. E além disso, aparecem sintomas como: fezes esbranquiçadas ou urina escurecida, saiba que isso pode indicar doenças mais perigosas para os pequenos como atresia de vias biliares, por exemplo.
Por isso, caso desconfie de icterícia em seu filho, procure um pediatra para ele realize os exames necessários para diagnosticar a doença. Além disso, o tratamento também pode envolver fototerapia. Mas falaremos mais sobre isso no decorrer o artigo. Portanto, confira a matéria toda e saiba o que é icterícia em bebês e como tratar o mais cedo possível.
Causas da icterícia em bebês
Existem diversas causas para explicar a icterícia em bebês e, entre elas, iremos citar as principais logo abaixo. Confira:
Icterícia fisiológica
Primeiramente vamos falar sobre o caso de icterícia que aparece depois de um dia de vida e apresenta um desenvolvimento de pele e olhos com cores mais amareladas. Como foi dito acima, ele é causado pelo excesso de bilirrubina e ocorre com mais frequência entre os recém nascidos e, por causa disso, é conhecido como neonatal.
Em geral, a icterícia apresenta melhoras depois de duas semanas e não existe um tratamento que seja diretamente ligado ao problema.
Icterícia do leite materno
A icterícia do leite materno acontece com mais frequência nos filhos que ainda estão sendo nutridos por esse alimento primordial. Em geral, o amarelamento presente nos olhos e na pele aparece de forma gradual e não vem acompanhado de outros sintomas. Demais, a icterícia do leite materno tende a curar-se depois de duas semanas, mesmo sem um tratamento especifico.
Doença hemolítica neonatal
Causada pela troca de sangue incompatível entre mãe e filho, a doença hemolítica neonatal também causa icterícia em bebês. Por causa dos anticorpos que atravessam a placenta e destroem as hemácias, o sangue do bebê leva ao aumento da bilirrubina presente no sangue e, nos casos mais perigosos, sintomas como sonolência e aumento do fígado pode acontecer.
Hematomas e hemorragias
Muitas vezes, a icterícia em bebes surgiu devido a absorção do sangue durante a melhoria de hematomas e sangramentos que acontecem depois de partos mais difíceis. Isso acontece porque partos mais difíceis que exigem o uso do fórceps levam a hemorragias que, por sua vez, causam esses problemas em bebês.
O tratamento da icterícia em bebes por causa da hemorragia e de hematomas também não é especifico. Geralmente depois de alguns dias, as manchas esbranquiçadas desaparecem completamente. O tratamento com fototerapia vale para todos os casos de icterícia em bebês e, muitas vezes, o médico pode indicar o uso de antibióticos para conter os sintomas.