Você sabe o que é histerectomia e quando ela tem indicação? Pois é, muita gente tem dúvidas sobre esse assunto. Pensando nisso, hoje nós do Brasil 123 trouxemos tudo o que você precisa saber sobre esse procedimento, quais são os tipos e quando eles se fazem necessários.
Sendo assim, fique com a gente, leia até o final e fique por dentro de tudo!
O que é histerectomia e quando ela é indicada?
Histerectomia é um procedimento médico que consiste na retirada de alguns órgãos do sistema reprodutor feminino. Ele tem indicação para mulheres que já passaram ou estejam passando por problemas de saúde graves nesses órgãos, como:
- Câncer de colo de útero ou nos ovários em estágio mais avançado;
- Miomas;
- Infecções graves;
- Prolapso uterino;
- Hemorragias crônicas;
- Endometriose.
Ademais, existem vários tipos de histerectomia, como veremos a seguir.
Quais os tipos de histerectomia?
A histerectomia pode variar de acordo com a natureza da doença que a faz necessária e do método utilizado para realizá-la:
- Histerectomia radical:
Esse tipo de histerectomia é feito quando a paciente tem câncer em estágio que avança, e através dela retira o útero inteiro, a maior parte da vagina e alguns tecidos que envolvem esses órgãos.
- Histerectomia total:
A histerectomia total, por sua vez, consiste na retirada do útero e do colo do útero e tem realização em mulheres com câncer, miomas ou outras doenças graves nesse órgão.
- Histerectomia parcial:
Por fim, a histerectomia parcial é feita em pacientes com doenças graves do útero, mas que estejam em estágios iniciais. Nesse procedimento, retirar o corpo do útero, mas mantém-se o colo dele.
E além de variar quanto à invasividade e a indicação, também existem diversas formas que o cirurgião pode utilizar para realizar a histerectomia. E é sobre isso que falaremos no tópico seguinte.
Como é feita a histerectomia?
Para fazer a histerectomia, o médico pode optar entre 4 tipos de cirurgia, dependendo da gravidade da doença e das condições da paciente:
- Histerectomia abdominal total: onde é feito uma grande incisão na barriga, igual a uma cesárea.
- Histerectomia laparoscópica: são feitas algumas perfurações no abdômen ou na vagina, por onde são retirados os órgãos afetados.
- Histerectomia vaginal: os órgãos são retirados pelo canal vaginal ou, caso seja necessário, é feito um corte nessa área para se fazer a remoção.
- Histerectomia robótica: esse tipo de histerectomia também se utiliza de perfurações, mas é feita por máquinas e a recuperação é mais rápida.
Cuidados para evitar precisar fazer uma histerectomia:
A prevenção é a melhor arma que podemos usar contra as doenças femininas graves, como a endometriose, o câncer de colo de útero, dentre outras. Sendo assim, nunca deixe de consultar um ginecologista periodicamente, além de realizar os exames preventivos anualmente.
Além disso, sentir muita cólica ou ter um fluxo menstrual muito intenso nem sempre é normal. Portanto, consulte um médico para que ele possa solicitar exames ginecológicos que possam identificar a raiz do problema e tratar antes que ele se agrave.
Afinal de contas, o sistema reprodutor feminino é uma das coisas mais lindas da natureza, pois é onde a vida tem geração, e merece que cuidemos muito bem dele, não é mesmo?
Então, agora que você já sabe o que é histerectomia e quando ela tem indicação, cuide-se hoje para não vir a precisar dela amanhã.