Se você quer saber o que é hipotireoidismo e como tratar o problema, então está no lugar certo, pois hoje nós contaremos tudo sobre isso para você!
Muitas pessoas sofrem com problemas de tireóide, e, apesar de ser uma doença considerada grave que acomete cerca de 3% da população masculina e 15% da feminina no Brasil, uma pesquisa apontou que quase metade dos cidadãos brasileiros ainda não conhecem as consequências causadas pelas doenças da tireóide.
Pensando nisso, nós viemos esclarecer algumas dúvidas e passar informações sobre esse assunto para que você possa conhecer o hipotireoidismo e identificar, caso tenha os sintomas.
Ficou interessado e quer saber mais sobre isso?
Então é só continuar lendo!
O que é hipotireoidismo?
O hipotireoidismo é uma doença na tireoide, que consiste em uma glândula localizada na parte interna da garganta, responsável por regular as funções de alguns órgãos importantes, como o coração, o fígado, o cérebro e os rins.
Essa doença é causada pela queda da produção de hormônios da triiodotironina e tiroxina, que chama-se de T3 e T4, respectivamente.
O hipotireoidismo é mais comum em mulheres, no entanto, essa doença pode se desenvolver em qualquer pessoa, até mesmo nos bebês recém nascidos.
Por isso, é muito importante que seja realizado o teste do pezinho, pois através dele, é possível identificar muitas doenças, incluindo as doenças da tireóide.
Quais são os sintomas do hipotireoidismo?
Os sintomas do hipotireoidiosmo são:
- Depressão;
- Intestino preso;
- Desaceleramento dos batimentos cardíacos;
- Menstruação irregular;
- Cansaço excessivo;
- Falha da memória;
- Dores musculares;
- Queda de cabelo;
- Pele desidratada;
- Aumento do nível de colesterol no sangue;
- Ganho de peso sem explicações aparentes.
Esses são alguns dos principais sintomas do hipotireoidismo, mas, além disso, algumas pessoas ainda podem apresentar outros sintomas, como insônia ou muita sede. Ou seja, os sintomas podem variar de pessoa para pessoa.
Quais são as causas e as complicações do hipotireoidismo?
A causa do hipotireoidismo está na falta ou excesso de iodo, um micronutriente essencial para a produção de alguns hormônios, tais como a T3 e a T4.
Por isso, é essencial que tenhamos uma alimentação saudável e nos certifiquemos de que estamos ingerindo todos os nutrientes necessários para manter o funcionamento do organismo em dia.
Então, se por acaso essa doença não for tratada da forma correta, ela pode gerar complicações como retardamento do desenvolvimento físico e mental, elevar os níveis de colesterol no sangue e acarretar problemas cardíacos graves.
Como tratar o hipotireoidismo?
O tratamento do hipotireoidismo consiste no uso diário de um medicamento que auxilia na reposição dos hormônios T3 e T4, o mais comum é a levotiroxina, que é somente vendido com prescrição médica.
A ingestão deste medicamento deve ser feita em jejum, ao menos meia hora antes do café da manhã.
Além disso, é recomendado esperar no mínimo 1 hora depois da ingestão da levotiroxina para fazer a administração de outros tipos de medicamentos.
Sendo assim, agora que você já sabe o que é hipotireoidismo e como tratar o problema. É só seguir nossas dicas de tratamento e procurar um médico todas às vezes que julgar necessário!