Você costuma apresentar sinais de cansaço excessivo, desânimo e ganho de peso? Muitas das vezes, podemos confundir esses sintomas com o esgotamento físico causado pela rotina intensa e múltipla de muitas mulheres. Entretanto, você deve ficar atenta porque esses são os principais indícios do hipotireoidismo. Mas o que é, então, o hipotireoidismo? A doença é causada pela queda na produção dos hormônios T3 (triodotironina) e T4 (tiroxina) na tireoide – glândula que regula a função de vários órgãos do corpo humano. Confira aqui no Brasil 123 as principais informações e como tratar a patologia.
Por que temos hipotireoidismo?
A glândula da tireoide, localizada na região anterior do pescoço, produzem os hormônios T3 e T4. Estes hormônios, por sua vez, controlam como cada célula do corpo gasta energia – o chamado metabolismo. Embora produzido em menor quantidade, o T3 é o composto que atua pra valer no ritmo do funcionamento de nossos órgãos. O T4, fabricado em maior volume, é menos potente. No hipotireoidismo, ocorre uma diminuição da quantidade T3 e T4 que vai para a corrente sanguínea.
Em adultos, na maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado, então, por uma inflamação denominada Tireoidite de Hashimoto, podendo, também, ser provocado pela falta ou pelo excesso de iodo na dieta.
Sintomas
Os problemas causados pelo hipotireoidismo podem causar impactos em todo o organismo. Depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória, cansaço excessivo, dores musculares, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento de colesterol no sangue estão entre os sintomas da doença.
Crianças também podem ter hipotireoidismo?
Sim, as crianças podem ser afetadas pela patologia. Nelas, a doença tem o nome de hipotireoidismo congênito. O problema deve ser diagnosticado durante o “teste do pézinho”. O exame é feito, então, entre o terceiro e o sétimo dia de vida do bebê.
Se diagnosticado, os médicos devem iniciar, então, o tratamento do hipotireoidismo imediatamente sob rigoroso controle profissional. Com o devido acompanhamento, o bebê ficará curado e terá uma vida normal.
Como tratar?
O recomendado é que você procure um médico com o aparecimento dos sintomas, que trazem, consequentemente, piora na qualidade de vida.
O tratamento do hipotireoidismo é feito, então, com o uso diário de remédios para retomar o funcionamento normal da tireoide
A medicação correta e regular manterá, então, os níveis de hormônios dentro da normalidade. A estabilidade hormonal possibilitará, portanto, uma vida saudável e ativa.
Agora que você já sabe as principais informações sobre o hipotireoidismo e como funciona seu tratamento, não hesite, então, em casos de sintomas. Procure um médico especialista e faça o acompanhamento que melhor se encaixe para o seu caso.