Se você já ouviu falar em herpes, suspeita estar com a doença ou deseja conhecer mais a respeito dessa condição de saúde, este post é para você. Afinal, o que é herpes? Saiba tudo sobre a doença aqui no Brasil 123.
A herpes compõe o quadro das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) podendo apresentar sinais nas regiões genitais de homens e mulheres. Sua infecção é causada pelo Herpes simplex vírus e pode ser transmitida de pessoa para pessoa. Continue lendo e saiba mais a respeito.
O que é herpes?
Herpes é um vírus responsável por causar algumas feridas no corpo, atingindo as áreas genitais e também outras regiões. Muitas pessoas possuem o vírus na forma inativa, porém, alguns fatores contribuem para que ele seja ativado ao longo da vida, sendo eles: fadiga física e mental, estresse emocional, baixa da imunidade, dentre outros.
Além disso, algumas pessoas podem ter contato com o vírus do herpes e ainda assim não apresentar a doença, pois seu sistema imune é capaz de neutralizar a ação viral. Por outro lado, outras pessoas são constantemente incomodadas com a aparição dos sintomas.
Os sinais mais evidentes dessa doença são as feridas e os machucados que se manifestam no corpo da pessoa acometida. Essas feridas costumam estar presentes nas áreas genitais ou na boca, podendo estar acompanhadas ou não de outros sintomas. E, como dito no início, o herpes é considerado uma infecção sexualmente transmissível – IST.
Sinais e sintomas do herpes
Os locais em que os sinais do herpes costumam aparecer são as áreas genitais e a região dos lábios. Porém, é possível encontrá-los em outras áreas pelo corpo. Assim que ele for reativado ele costuma apresentar:
- Coceira e ardência no local em que se encontram as feridas;
- Pequenas bolhas sobre a área, com inchaço e vermelhidão;
- Depois disso, as bolhas costumam se romper e liberam um líquido riquíssimo em carga viral. Portanto, essa é a fase mais perigosa e de maior transmissão da doença.
- Assim que a ferida seca forma-se uma crosta e a cicatrização começa;
- A doença costuma durar entre 5 a 10 dias.
Como tratar herpes?
Para tratar a herpes é preciso cuidar assim que os primeiros sintomas aparecerem, isso faz com que o surto seja menos intenso e dure por um tempo menor.
Em primeiro lugar, é necessário buscar ajuda médica para que o profissional possa prescrever os medicamentos ideais para o seu caso.
Além disso, não se deve furar as bolhas que se formam, tampouco beijar outras pessoas e falar com o rosto próximo a elas – se a localização for labial.
Caso a localização do herpes seja na região das genitálias, o recomendado é que se evite a realização de relações sexuais. Além disso, é necessário higienizar bem as mãos após realizar a manipulação das feridas.
A herpes pode reaparecer?
Uma vez que o vírus da herpes infectou a pessoa, ele ficará sempre em seu organismo. Porém, estará como que adormecido. Até que algo provoque seu reaparecimento.
Dentre as causas que costumam promover o retorno do herpes estão:
- Período menstrual;
- Alta carga de estresse;
- Traumas;
- Grande exposição ao sol.