Você já ouviu falar em hepatite viral? Sabe o que é hepatite viral e como tratar? Caso você não saiba, leia este post com atenção e descubra tudo o que você precisa saber a respeito. Muitas pessoas se preocupam com as doenças virais devido ao grande potencial de contaminação que os vírus possuem. Sendo assim, saber o que são as doenças virais e como tratá-las é fundamental.
Ainda que alguns casos de hepatite viral possam se manifestar de forma leve, é necessário ter muito cuidado e atenção diante dessa condição, uma vez que essa doença pode se tornar mais grave e, em alguns casos, pode ser fatal. Além disso, a hepatite viral pode se manifestar silenciosamente, tonando o diagnóstico precoce difícil. Sendo assim, veja o que é hepatite viral e como tratar essa doença.
O que é hepatite viral?
Primeiramente, é fundamental que você compreenda que todos os tipos de inflamação que acometem o fígado são denominadas hepatites. O fígado é um órgão vital para o funcionamento de todo o organismo, uma vez que ele é responsável por promover a desintoxicação do corpo. Sendo assim, as inflamações que atingem esse órgão devem ter o tratamento quanto antes para evitar a ocorrência de grandes complicações.
Como o próprio nome infere, a hepatite viral tem causa devido a uma infecção viral. Geralmente, esse tipo de infecção surge silenciosamente e os pacientes só buscam ajuda depois que alguma complicação surge. Segundo o Boletim Epidemiológico publicado pelo Ministério da Saúde, entre os anos de 1999 e 2019 foram registrados mais de 600 mil casos node hepatite viral no país. Essa infecção pode ser denominada de hepatite A, B, C, D e E, sendo que as quatro primeiras são mais comuns no país.
Como tratar hepatite viral?
A hepatite viral pode se manifestar de diversas formas, portanto, a forma de tratamento dessa doença varia conforme o tipo de hepatite com o qual o indivíduo está acometido. Veja abaixo quais são as diferentes formas de tratamento dessa doença:
Hepatite A
Não há uma forma de tratamento pré-definida para a hepatite A, pois tudo pode variar conforme o quadro onde o indivíduo está. No entanto, geralmente, é feita a prescrição de medicamentos que controlam a desidratação e os outros sintomas. Em casos mais graves, como, por exemplo, insuficiência hepática aguda, pode ser necessário que o indivíduo fique hospitalizado.
Hepatite B
A hepatite B, quando se manifesta na forma aguda ou crônica, é trata-se por meio da terapia medicamentosa, que visa combater os sintomas e evitar complicações, como a cirrose hepática. Mas é fundamental que o paciente deixe de fumar e de consumir bebidas alcoólicas.
Hepatite C
Para tratar a hepatite C é comum que os médicos prescrevam antivirais, pois, eles combatem a ação do vírus no organismo.
Hepatite D e E
As hepatites D e E também são da mesma forma que os tipos anteriores. Geralmente, são prescritos os medicamentos aconselhando ao paciente que ele suspenda alguns hábitos nocivos, como o álcool e o tabagismo.