Hemorroidas: você sabe o que são? As hemorroidas são a inflamação no tecido que reveste o canal anal, impedindo o sangue de passar nessa região. Isso faz com que a veia fique dilatada, inchada, dolorida e sangrando. Em outras palavras, veias inchadas e inflamadas no ânus e no reto são chamadas de hemorroidas (na verdade, doença hemorroidal).
Elas são causadas pelo esforço para evacuar, na gestação e em pacientes obesos.
Sintomas das hemorroidas
– Dor na região;⠀
– Coceira; ⠀
– Edema na área (inchaço);⠀
– Fissuras na região (pequenos cortes);⠀
– Sangramento ao evacuar.⠀
É possível também que a pessoa sofra com coceira e dor anal, que pode surgir ao andar ou sentar. Vale ressaltar que existem dois tipos de hemorroidas. A interna acontece quando as veias ficam dentro do ânus ou na parte inicial do reto. Já a externa é quando o inchaço se projeta para fora, podendo ser identificada facilmente.
Nem sempre dói
Sim! É verdade. Principalmente em casos de hemorroida interna, muitos pacientes podem ter apenas o prolapso anal e sangramento, porém, sem sentir dor. A dor da hemorroida normalmente está associada a um quadro inflamatório derivado de fatores como trombose hemorroidária e esforço para evacuar.
Tratamento
A hemorroidectomia é a cirurgia para tratamento das hemorroidas. É geralmente indicada no caso de falha com o tratamento clínico, hemorroida interna, prolapso que gere sintomas que interfiram na qualidade de vida, sangramento persistente e que ocasione anemia etc.
Outras técnicas:
Os tratamentos minimamente invasivos para as hemorroidas são cada vez mais procurados por pacientes pelo excelente resultado cirúrgico e pela rápida recuperação.
- LIGADURA ELÁSTICA: que consiste na aplicação de anéis elásticos na base das hemorroidas.
- TÉCNICA RAFAELO: que apoia-se na aplicação de ondas de radiofrequência, processo que leva à redução do tecido hemorroidário e sua fixação.
- THD ou DESARTERIALIZAÇÃO HEMORROIDÁRIA TRANSANAL: Por meio de um aparelho de doppler, localizamos os vasos de sangue que vão para as hemorroidas. Em seguida, ligamos esses vasos e fixamos as hemorroidas dentro do ânus. Recuperação acelerada e mais tranquila.
Na presença de sintomas, consulte um especialista.
Leia mais aqui.