Você sabe o que é gota? Quais os seus sintomas? Como é feito o diagnóstico? Essas são as perguntas que hoje, nós, do Brasil 123, vamos responder para você ter conhecimento sobre a doença. Portanto, confira.
O que é a gota?
A gota é também chamada artrite gotosa ou reumatismo nos pés. A gota é uma doença inflamatória, causada pelo excesso de ácido úrico no sangue, ou seja, pessoas que possuem concentração de urato no sangue maior do que 6,8 mg/dl.
Assim, cabe aqui dizer, que nem todas as pessoas que possuem altas taxas de ácido úrico no sangue desenvolvem a doença, pois ela também depende de outras causas.
A doença se manifesta a partir de crises de gota, que melhoram enquanto os índices de ácido úrico reduzem no sangue. Se não for tratada de forma adequada, podem causar sequelas irreversíveis, sendo a deformação nas articulações a principal.
Quais são as causas da gota?
A principal causa da gota é o aumento da quantidade de ácido úrico no sangue. Este aumento de ácido úrico pode ser identificado pelo aumento da produção do ácido úrico ou pela dificuldade na eliminação do ácido úrico.
Além disso, outras causas da gota são:
- Abuso no consumo de álcool;
- Excesso no consumo de proteínas: carnes vermelhas, frutos do mar, ervilhas, feijão e lentilha;
- Ingerir medicamentos de forma inadequada;
- Ingerir diuréticos em excesso;
- Diabetes;
- Obesidade;
- Falta de controle da pressão arterial;
- Arteriosclerose.
A doença gota ocorre nos homens com idades entre 40 e 50 anos, e em mulheres após os 60 anos, depois da menopausa.
Quais são os sintomas da gota?
Os sintomas da gota, são consequência da existência de cristais de ácido úrico nas articulações. Causam muita dor na articulação que pode perdurar por alguns dias, e fica pior ao movimentar o local.
A dor é tão forte, que se ocorrer de madrugada, acorda o paciente e dura entre 12 a 24 horas.
Além da dor, ocorre edema, vermelhidão e aumento da temperatura no local.
No entanto, quando a dor passa, o paciente ainda sente desconforto por algumas semanas, principalmente se não for tratada adequadamente.
A gota ataca principalmente os dedos dos pés, mas pode atacar qualquer articulação. Pode também ocorrer formação de cálculos renais, além do acúmulo de cristais de ácido úrico debaixo da pele. Este acúmulo forma saliências nos dedos, cotovelos, joelhos, pés e orelhas.
Como se alimentar corretamente para evitar a gota?
Tanto para evitar a gota, como no período de crise de gota, a pessoa precisa regular os níveis de ácido úrico do corpo. Assim, a pessoa deve evitar ingerir alimentos com purinas.
Dessa forma, os alimentos que devem ser evitados são: queijo, lentilha, soja, carne vermelha, frutos do mar que aumentam os níveis de ácido úrico no sangue.
Além disso, é muito importante beber entre 2 a 4 litros de água por dia, para eliminar o excesso de ácido úrico do corpo, através da urina.
Portanto, cuide de sua alimentação e evite a doença da gota, muito dolorosa.
Por fim, lembre-se de tomar bastante água.