A ginástica laboral é uma ferramenta essencial para as empresas que visam melhorar a vida de seus colaboradores, pois evita o aparecimento de dores musculares, no pescoço, nas costas, na coluna, entre outras. Com a finalidade de recuperar a qualidade de vida e preparar o trabalhador para as atividades que serão exercidas, veja mais sobre a ginástica laboral e como ela pode melhorar sua vida:
Como a ginástica laboral pode melhorar sua qualidade de vida
Se você trabalha muito tempo sentado em frente a tela de um computador, diariamente, sabe que isso é algo muito cansativo, não é mesmo? Afinal, alguns dias mais corridos fazem com que você levante com dores na coluna e isso promove as noites ruins de sono que, por sua vez, culminam em um dia seguinte difícil.
Nesse sentido, a ginástica laboral surge como uma maneira de reduzir esse estresse mental e corporal, melhorando o desempenho e a qualidade de vida diretamente. Por causa disso, a saúde ocupacional tem ganhado cada vez mais espaço nos ambientes corporativos, já que a melhoria da saúde dos colaboradores está relacionada ao aumento da produtividade.
Qual o objetivo da ginástica laboral?
O principal objetivo da ginástica laboral é melhorar a qualidade de vida das pessoas, especialmente quando as atividades são realizadas por especialistas em prol da correção da postura inadequada. Além disso, a relação entre empresa e funcionário ou professor e aluno durante essa ginástica promove uma satisfação para ambas as partes.
Com isso, o aumento da produtividade de uma empresa está relacionado com a qualidade de vida dessas pessoas. Portanto, a ginástica laboral acaba sendo uma ferramenta para aumentar a capacidade de produção em qualquer negócio. Afinal, quando os colaboradores notam que a empresa se preocupa com sua saúde, o retorno produtivo é considerável.
Benefícios da ginástica laboral
Até aqui, parece que a ginástica laboral está voltada somente para o aumento da produtividade dos colaboradores, não é mesmo? No entanto, saiba que a ginástica pode melhorar sua qualidade de vida como um todo. Confira alguns benefícios dessa atividade diária:
- Benefícios fisiológicos;
- Auxilio na redução da tensão;
- Redução de fadiga e cansaço físico;
- Melhoria na autoestima;
- Melhoria no condicionamento;
- Aumento da produtividade;
- Prevenção de doenças;
- Redução do sedentarismo.
Como se tratam de exercícios leves, a ginástica laboral pode ser realizada por pessoas, que estão acostumadas com o sedentarismo. Afinal, muitas vezes, esses indivíduos não saem do status quo porque imaginam que praticar esportes é altamente cansativo. No entanto, a ginástica laboral é ótima para quem deseja dar um novo passo rumo à vida saudável de forma devagar.
Quando surgiu essa modalidade de ginástica?
Desde a década de 1930, a ginástica laboral já começou a ser praticada na Polônia e, aqui no Brasil, o conceito ganhou fama na década de 1970, quarenta anos depois. Além disso, sua popularidade aumentou somente em 1990, quando grandes empresas aderiram ao método e, até hoje, ela pode melhorar sua qualidade de vida em diversos segmentos.
Então, aproveite essas dicas para já por em prática mais essa atividade no seu dia a dia.