Foliculite é uma inflamação que se dá na raiz dos pêlos e leva ao surgimento de pontinhos vermelhos no local em que isso ocorre. Além da coceira, isso causa um incômodo nas pessoas que sofrem com o problema.
Mas não se preocupe, pois é um problema fácil de tratar, visto que o sabão anti-séptico é o suficiente para cuidar, além do uso de pomadas específicas que precisam ser prescritas por um dermatologista.
Em geral, a foliculite é causada pela formação dos pêlos encravados, já que eles forçam a passagem pelos poros e causam isso. No entanto, existem outros motivos que levam o surgimento da foliculite, como pelo acúmulo de fungos e bactérias na região que leva ao surgimento de vermelhidão que causa bolhas com pus, queimação e coceira em alguns casos.
Portanto, entenda o que é foliculite e veja como tratar agora mesmo nesta matéria do Brasil 123 que separamos para deixar tudo explicado detalhadamente. Confira:
Como tratar foliculite
Foliculite aparece com mais frequência na região das nádegas e virilhas, mas também podem ser comuns nas pernas, braços e até na barba. Ou seja, as regiões que têm pelos que são raspados estão sujeitas à foliculite.
Além disso, pessoas que usam roupas com números apertados ou que usam maquiagem também relatam o aparecimento das bolinhas vermelhas que configuram a foliculite.
Pensando nisso, separamos algumas formas de tratar foliculite, logo abaixo. Confira:
Tratamento para foliculite na barba
A foliculite no rosto é mais comum em homens, visto que essas bolinhas aparecem quando eles retiram os pelos da barba com lâminas. Nesse tipo de foliculite, acontece apenas o aparecimento de bolinhas que podem (ou não) infeccionar.
Para evitar a foliculite na região da barba, use um barbeador elétrico ao invés de usar as lâminas, visto que os aparelhos não cortam tão rente à pele quanto os barbeadores comuns.
Caso não desapareça depois de alguns dias, procure um dermatologista para que ele prescreva o uso de pomadas e cremes, visto que pode ter inflamado por causa de bactérias ou fungos nos poros.
Tratamento para o couro cabeludo
Raramente acontece, mas pessoas que são carecas e raspam o cabelo com lâminas podem notar o aparecimento de bolinhas vermelhas que configuram a foliculite.
Portanto, caso isso aconteça, saiba que é importante procurar um dermatologista para que ele avalie o que está causando o problema. No caso da foliculite causada por fungos, o uso do shampoo é bom e leva cetoconazol em sua composição.
Quando é causada por bactérias, o tratamento para foliculite no couro cabeludo pode ser feito com antibióticos como a Eritromicina ou Clindamicina.
Tratamento para nádegas e virilhas
A região mais comum para o aparecimento de foliculite é a da virilha e das nádegas, visto que essa área é comumente raspada com lâminas, além de ser mais constante em quem frequenta piscinas e banheiras.
Para tratar a foliculite nessa região é preciso mantê-la sempre seca e usar pomadas indicadas pelo dermatologista, já que ele pode indicar antibióticos e antifúngicos de acordo com a necessidade de cada paciente.