Você já ouviu falar em escabiose? Talvez você não conheça a doença por este termo, afinal, ela também é conhecida como sarna. Se você deseja saber mais a respeito desse assunto, veja aqui o que é escabiose e como tratar corretamente.
A escabiose é uma doença contagiosa e para que haja essa contaminação é necessário que o contato com a fonte de disseminação seja prolongado. Então, se você possui essa doença, é necessário que as pessoas que moram com você também investiguem se estão ou não com a escabiose.
O que e escabiose?
Afinal, o que e escabiose? A escabiose é uma doença causada por um ácaro que é um parasita humano. Como já foi dito acima, muitas pessoas chamam a escabiose de sarna, mas ela é uma parasitose que acomete apenas os humanos e que é transmitida por meio do contato com pessoas, objetos ou vestimentas contaminadas.
O ácaro responsável por desencadear a escabiose em humanos é o sarcoptes scabiei. Esse ácaro de formato ovóide, possui de 0,2 a 0,4mm. O desenvolvimento dessa doença ocorre após aproximadamente quinze a dezessete dias após a contaminação. Para que o ácaro contamine o indivíduo ele penetra a epiderme, principalmente nas áreas interdigitais das mãos e punhos, nos cotovelos, axilas e virilha.
Como tratar escabiose?
Agora que você sabe o que é a escabiose, saiba que o tratamento é feito com o uso de produtos escabicidas. É possível encontra-los na forma tópica ou para ingestão oral, como a permetrina.
Como tratar escabiose em crianças e adultos?
As crianças mais velhas e os adultos acometidos com a escabiose podem realizar a aplicação de permetrina ou lindano por todo o corpo, da região do pescoço para baixo. Após o tempo necessário, que dura cerca de oito a quatorze horas, esse produto deve ser removido com água. É necessário realizar o tratamento em 7 dias.
Como tratar escabiose em bebês?
Por outro lado, caso os acometidos pela escabiose sejam crianças muito pequenas ou bebês, a aplicação da permitrina deve ser realizada na cabeça e no pescoço, evitando, é claro, as áreas próximas aos olhos e a boca. Além disso, é necessário dar uma atenção especial as áreas próximas às unhas e umbigo. Vale ressaltar ainda que crianças com idade inferior a dois anos não podem realizar tratamento com lindano, bem como os indivíduos que possuem distúrbios epilépticos, uma vez que esse produto possui neurotoxicidade.
Os pacientes que não obtêm sucesso com o tratamento tópico dessa doença podem fazer uso da ivermectina. Como essa doença é contagiosa, é importante que as pessoas que tiveram contato com indivíduos infectados também recebam o tratamento. Além disso, os objetos pessoais como toalhas, lençóis de cama e roupas precisam ser higienizados. Pacientes que possuem muito coceira também podem receber a prescrição de alguns medicamentos para aliviar esse problema.
Se você possui escabiose, procure o tratamento o quanto antes e cuide também de quem convive com você, e não sai de casa, para evitar contaminação de terceiros.