Você sente cólicas intensas durante a menstruação ou uma dor durante e após as relações sexuais? Caso a resposta seja sim, saiba que não é só você que passa por isso. Desse modo, essa é a queixa de 15% da população feminina no Brasil, que sofrem com a endometriose, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). Mas afinal, o que é Endometriose? Para saber a resposta, confira, hoje, aqui no Brasil123, todas as informações sobre o tema.
Afinal, o que é endometriose?
A endometriose é uma doença crônica que ocorre devido à formação do endométrio para fora do útero. Normalmente, o endométrio é o tecido que reveste o útero internamente, sendo dissolvido no sangue da menstruação. Dessa forma, no caso das mulheres com endometriose, o endométrio está localizado para fora do útero, podendo estar atrás dele. Ou seja, nos intestinos, nos ovários, nas trompas ou então na bexiga.
Entretanto, de acordo com a Associação Brasileira de Endometriose, os especialistas ainda não conhecem a causa para a doença. Entretanto, existem alguns fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da endometriose, tais como alguns fatores imunológicos e genéticos.
Sinto cólicas intensas. Pode ser endometriose?
Como apontado no começo do artigo, as cólicas intensas são um dos sintomas da endometriose. Porém, não é só isso! A endometriose é uma doença complexa e, em 10% dos casos, não apresenta sintomas. Então, como saber se você tem endometriose? Em 90% dos casos, as mulheres sentem:
- Cólicas menstruais intensas que dificultam a realização de atividades cotidianas;
- Dor durante e após as relações sexuais;
- Dificuldades para urinar e defecar e, em alguns casos, sangramentos na urina e nas fezes;
- Sensação de cansaço excessivo e fadiga;
- Dificuldade para engravidar.
Caso você apresente um ou mais desses sintomas, indicamos que procure um ginecologista.
Como saber se você tem essa doença?
Para descobrir a resposta dessa temida pergunta, o primeiro passo é consultar um ginecologista. Caso o profissional desconfie da doença, ele pedirá alguns exames de imagem (ultrassom e ressonância magnética, por exemplo). Assim, com os exames prontos, o médico poderá te diagnosticar. Então, caso você seja uma mulher com endometriose, ele poderá indicar o melhor tratamento para o seu caso.
Sou uma mulher com endometriose, e agora?
A endometriose é uma doença crônica. Logo, não tem cura, apenas tratamento. Desse modo, a forma de tratamento depende do tipo de endometriose (mínima, leve, moderada ou avançada), da idade da paciente, seus sintomas e seu desejo em engravidar. O ginecologista diagnostica a doença a partir destes fatores.
Em casos leves, o tratamento tende a ser medicamentoso (anticoncepcional sem pausa e anti-inflamatórios). Já em casos mais avançados apresentados em mulheres com filhos, uma alternativa é fazer a cirurgia para remoção de útero e ovários.
Por fim, como abordado acima, o ritmo de vida da mulher moderna favorece o surgimento da endometriose. Sendo assim, uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos pode contribuir para a diminuição da inflamação no endométrio. Então, cuide da sua saúde e não se esqueça de consultar um ginecologista.