Você sabia que o dividend yield é um importante indicador para realizar investimentos imobiliários? Por isso, nós hoje do Brasil 123, vamos informar o que é dividend yield em fundos imobiliários, bem como sua importância.
O que é o dividend yield?
O dividend yield, pode ser traduzido como Rendimento de Dividendo, e representa um importante indicador que avalia a performance de um fundo imobiliário a partir dos dividendos pagos aos investidores cotistas. É a relação entre os rendimentos distribuídos aos cotistas e o preço atual da cota.
Para calcular o dividend yield é preciso:
dividend yield=dividendos pagos por ação (12 meses)/valor da ação x 100
Aplicando o cálculo em uma situação hipotética:
dividend yield=2,5/40 x 100 = 6,25%
Pressuponha que você tenha em sua carteira de investimentos ações de uma empresa, que repassou no período de 12 meses aos acionistas, na forma de dividendo, um valor de R$ 2,50 por ação.
No momento do cálculo, o valor de cada ação é de R$ 40,00. Então:
Significa que a empresa que você tem na carteira de investimentos, entregou 6,25% ao ano de rentabilidade para você.
Mas, como funciona os dividend yield nos fundos imobiliários?
No caso específico dos fundos imobiliários, os dividend yield dependem do tipo de fundo e do tempo em que esteve investido o valor.
Para ter uma base, é possível afirmar que os fundos imobiliários pagam dividendos mensais entre 0,40% a 0,90%.
Mas, por que esses valores não são exatos?
Porque dependem de muitos fatores oferecidos de forma diferenciada em cada fundo, como por exemplo: a taxa de vacância, a inadimplência e a variação dos preços das cotas.
Os fatores que influenciam na rentabilidade de um fundo imobiliários são os dividendos recebidos e a valorização das cotas.
Assim, por mais que um dividend yield for baixo, há uma grande probabilidade, a longo prazo, de que os dividendos aumentem, e as cotas vão sendo valorizadas. Dessa forma, os retornos vão crescendo para o investidor.
Mas, como é a rentabilidade de um fundo imobiliário?
Nos fundos imobiliários existem duas maneiras de ganhar: a partir da distribuição dos rendimentos e pela valorização da cota.
Sabe-se, porém, que a legislação obriga que seja distribuído entre os cotistas, 95% dos lucros a cada semestre. Mas, a maioria dos fundos de investimentos realizam a distribuição dos lucros, de forma mensal. Restando somente 5% dos lucros para reinvestimento.
E a valorização da cota também é calculada mensalmente:
Valorização da cota = preço final – preço inicial/preço inicial
Assim, para calcular a rentabilidade de um fundo de investimento é preciso somar os dois valores: dividend yield + valorização da cota.
Mas não se preocupe, você não precisa fazer esses cálculos todos. Seu corretor de ativos fará para você.
Mas é preciso que você saiba de onde saem aqueles valores pagos a você sob forma de rendimentos dos fundos imobiliários.
Principalmente os valores dos dividend yields, pois eles representam o rendimento do dividendo que você irá receber, juntamente com a valorização das cotas.
Por fim, é importante que você saiba sobre os dividend yields, pois eles indicam, sob forma de porcentagem, qual o retorno que você tem sobre aquele investimento.