A princípio, conhecer o que é diabetes tipo 1 é o primeiro passo para identificá-la. O diabetes tipo 1 é muito menos comum do que o diabetes tipo 2 e geralmente surge em crianças.
Essa doença geralmente começa antes dos 40 anos de idade. Embora ocasionalmente as pessoas tenham o diagnóstico em uma idade mais avançada. Portanto, o diabetes tipo 1 está associado à deficiência ou falta de insulina.
O que é diabetes tipo 1: Causas
Essa doença geralmente se desenvolve devido a uma doença auto-imune. É quando o sistema imunológico do corpo se comporta de maneira inadequada e começa a ver um de seus próprios tecidos como estranho.
No caso do tipo 1, as células das ilhotas do pâncreas que produzem insulina confundem-se por engano como “inimigas”. O corpo então cria anticorpos para combater o tecido “estranho” e destrói a capacidade das células das ilhotas de produzir insulina.
Em resumo, a falta de insulina suficiente resulta em diabetes.
Sintomas
Dessa forma, os principais sintomas dessa condição incluem:
- Fraqueza extrema ou cansaço
- Desidratação
- Náusea ou vômito
- Aumento da micção
- Dor abdominal
- Visão embaçada
- Feridas que não cicatrizam bem
- Irritabilidade ou mudanças rápidas de humor
- Mudanças na menstruação
Tratamentos
Sendo assim, conhecer o que é diabetes tipo 1 pode ajudá-lo a identificar o problema e iniciar o tratamento.
Portanto, essa doença trata-se com insulina. Isso envolve a injeção de insulina sob a pele – na gordura – para que ela absorva-se pela corrente sanguínea, onde pode acessar todas as células do corpo que precisam dela.
Gostou das informações? Então, compartilhe conosco sua opinião!