As doenças infecciosas interferem de forma significativa na qualidade de vida das pessoas, uma vez que podem provocar dores e desconfortos. Dentre as doenças infecciosas é possível citar a cistite, que é uma doença que surge comumente entre as mulheres. Mas o que cistite e como tratar corretamente?
O primeiro passo para se manter livre das doenças infecciosas é entender como elas se manifestam e quais são as causas para isso. Sendo assim, veja aqui o que é cistite, como ela se manifesta e como tratar corretamente essa doença. Pois, caso o tratamento não seja feito da forma correta, a infecção pode retornar de uma forma ainda pior.
O que é cistite?
A cistite nada mais é que a inflamação da bexiga e, em alguns casos, da uretra. Essa doença costuma acometer especialmente as mulheres. Inclusive, estima-se que mais da metade das mulheres adultas terão infecção urinária pelo menos uma vez durante a vida. Em grande parte dos casos, a infecção urinária é provocada pela bactéria Escherichia coli.
Seu tratamento é feito de forma bastante simples, no entanto, essa doença pode provocar dores e incômodos.
Além disso, a inflamação da bexiga pode evoluir para um problema ainda mais grave quando as bactérias se deslocam para os rins, provocando um problema denominado pielonefrite.
Então, enquanto a cistite não é um problema grave, a pielonefrite pode fazer com que o indivíduo entre em um quadro de sepse e, por consequência, chegue a óbito devido a uma infecção generalizada.
O que causa infecção urinária?
Grande parte dos casos de infecção urinária ocorre pela bactéria E. coli. Essa bactéria está presente no trato gastrointestinal, mas quando ela começa a colonizar a área ao redor da vagina é que surge o problema. As bactérias que vêm da região do intestino e se estabelecem ao redor da vagina penetram a uretra mais facilmente e, por isso, alcançam a região da bexiga.
A Escherichia coli é inofensiva quando está presente apenas no intestino, se tornando um problema quando atinge os demais órgãos, como, por exemplo, a bexiga.
Como tratar a cistite corretamente?
Como você pôde observar, o agente etiológico da cistite é uma bactéria. Portanto, é necessário realizar o tratamento desse problema sempre com antibióticos, para que a doença não tenha recorrência e não evolua para uma pielonefrite. Geralmente, em três dias já há uma melhora dos sintomas, mas é necessário tomar o antibiótico pelo tempo correto, para que não haja seleção de bactérias super-resistentes.
Existem outros medicamentos, como, por exemplo, o Pyridium e o Cystex. Mas eles não possuem propriedades antibióticas, proporcionando apenas o alívio dos sintomas. Então, para tratar a cistite é necessário combater as bactérias, o que só é possível por meio da utilização de antibióticos.
Uma opção de tratamento natural é uma fruta denominada Cranberry. Ela é uma fruta da família das amoras que ajuda a diminuir os riscos de que você desenvolva infecções. Porém, o efeito real dessa fruta ainda não foi comprovado de forma efetiva.