Você já ouviu falar em celulite infecciosa? Sabe do que se trata, como se dá o diagnóstico e qual é a forma de tratamento da doença? Se você está lendo este post, provavelmente não possui todas essas respostas. Mas não se preocupe. aqui no Brasil 123, você descobrirá o que é celulite infecciosa e como tratar o problema.
Celulite infecciosa
A celulite infecciosa, ou celulite bacteriana, ocorre quando há uma invasão bacteriana na pele que promove a infecção de camadas mais profundas. Esse tipo de infecção provoca vermelhidão acentuada na pele, além de dor e inchaço, que acomete principalmente os membros inferiores.
O que é celulite infecciosa e como tratar o problema
Como mencionado anteriormente, a celulite infecciosa se trata de uma infecção bacteriana que atinge as camadas mais profundas da pele. Diferentemente da celulite popular, a celulite bacteriana pode provocar sérias complicações à saúde e, quando não tratada, pode levar à morte.
Sendo assim, sempre que se suspeitar de algum tipo de infecção na pele é necessário procurar ajuda médica para que se tenha o diagnóstico e tome a conduta adequada. Nesse caso, como se trata de uma infecção bacteriana, é comum a utilização de antibióticos, mas eles devem ser prescritos pelo médico.
Os principais sintomas da celulite infecciosa são: dor na região acometida, grandes áreas vermelhas pelo corpo e na região afetada, febre alta (superior a 38ºC), inchaço na pele e ínguas próximas à região afetada.
Quando o caso está mais avançado é comum apresentar tremores, arrepios, cansaço, tontura, muita transpiração e dor muscular.
Porém, se o indivíduo começar a se sentir sonolento e bolhas começarem a aparecer na pele, a celulite infecciosa pode estar em um estado muito grave.
A celulite infecciosa não é contagiosa em se tratando de pessoas saudáveis, uma vez que ela não é transmitida facilmente de pessoa para pessoa.
Contudo, caso a pessoa apresente alguma ferida ou doença de pele e entre em contato direto com o local infectado pela celulite, o risco de que a bactéria penetre a pele e realize o contágio é maior.
Como tratar celulite infecciosa
Como se trata de uma infecção bacteriana, geralmente trata-se a celulite infecciosa por meio do uso de antibióticos orais. São exemplos a Clindamicina ou Cefalexina.
Mas é importante ressaltar que deve-se tomar os medicamentos no horário correto para tratar a doença de forma eficiente.
Além disso, é necessário observar se a vermelhidão da pele está sumindo, bem como se há aparição de outros sintomas. Caso isso ocorra, o antibiótico pode não estar fazendo efeito e é necessário consultar o médico para ver o que pode ser feito.
Além dos antibióticos, alguns analgésicos podem ser receitados a fim de atenuar os sintomas da doença. Os sintomas costumam melhorar cerca de 10 dias após a terapia medicamentosa com antibiótico.
Porém, se os sintomas se agravarem é necessário internar o paciente para que ele tome o antibiótico diretamente na veia antes que a infecção se espalhe pelo corpo.