Você já ouviu falar em cegueira noturna? Sabe do que se trata e quais os tratamentos para essa condição? Caso você não conheça e queira entender o que é cegueira noturna e quais os tratamentos, leia este post e entenda tudo o que você precisa saber.
O que é cegueira noturna?
A cegueira noturna, cientificamente chamada nictalopia, diz respeito a uma dificuldade ou incapacidade que faz com que o indivíduo não consiga enxergar em ambientes escuros ou que possui pouca luminosidade. Isso ocorre quando os bastonetes da retina, que são as células que auxiliam a visão, falham.
Por isso, as pessoas que possuem cegueira noturna enxergam o mundo como que através de um binóculo. Esse transtorno impacta diretamente na realização das atividades diárias, assim, as pessoas que possuem visão tubular não enxergam bem durante a noite, possuem dificuldade de circular em ambientes com pouca luminosidade e até mesmo contemplar o céu cheio de estrelas à noite pode ser difícil.
No entanto, ainda que muitas pessoas encarem a cegueira noturna como uma doença, ela não é, mas sim um sintoma que está associado a outros tipos de doenças. Então, veja abaixo quais são as doenças que apresentam a cegueira noturna:
Catarata
A cegueira noturna pode aparecer no indivíduo com catarata desde o início da doença. Geralmente, a catarata atinge idosos acima dos sessenta anos, sendo uma lesão que acomete a lente natural dos olhos, deixando-os cristalinos e opacos. Geralmente, as pessoas que possuem catarata realizam uma cirurgia para corrigir o problema, no entanto, cada caso deve ser avaliado particularmente por um médico.
Miopia
Muitas pessoas não sabem, mas em grande parte dos casos a miopia apresenta cegueira noturna. A miopia é uma condição em que o indivíduo possui dificuldade de enxergar objetos que estejam distantes. Geralmente, o oftalmologista indica a utilização de óculos para a correção desse problema, mas é possível realizar também a cirurgia para resolver o problema.
Hipovitaminose A
A falta de vitamina A é um dos problemas que faz com que haja perda da visão, uma vez que essa vitamina é fundamental para a saúde das córneas. É raro encontrar uma pessoa que tenha deficiência dessa vitamina de forma tão grave, mas o tratamento consiste na ingestão dessa vitamina na dieta do paciente.
Quais os tratamentos para cegueira noturna?
Para tratar cegueira noturna é necessário entender primeiramente o que está causando esse problema. Então, baseado nisso, o médico pode indicar diferentes formas de tratamento. São elas:
Utilização de óculos ou lentes de contato: geralmente, essa medida de tratamento é indicada para quem possui miopia, pois promove a melhoria da visão.
Colírios: os colírios realizam o controle da pressão ocular, principalmente para quem possui glaucoma.
Suplementação de vitamina A: como mencionado anteriormente, a falta de vitamina A é uma das causa de visão noturna, sendo assim, quando essa vitamina está em falta é necessário buscar formas de suplementação.
Cirurgia: em casos de cataratas em idosos a cirurgia é o método de tratamento mais indicado.
Todas essas formas de tratamento devem ser indicadas pelo médico de acordo com a necessidade de cada paciente. Então se você está sofrendo desse mal, busque ajuda médica.