Você sabe o que é catarata e como tratar esse problema? Pois saiba que ela afeta milhões de pessoas no mundo todo e até causa a cegueira. Portanto, se manter informado para saber identificar os sintomas e buscar ajuda enquanto é tempo, é de suma importância. Pensando nisso, hoje aqui no Brasil 123, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre a catarata e o tratamento dela.
O que é catarata?
A catarata é uma doença oftalmológica que afeta o cristalino do olho, que é uma espécie de lente que fica atrás da nossa íris. Desse modo, a catarata deixa o cristalino opaco e causa o enfraquecimento da visão.
Geralmente, a catarata acomete pessoas mais velhas, pois seu maior agente causador é a velhice, o desgaste do cristalino. Entretanto, há casos mais raros em que pessoas mais jovens também desenvolvem a doença. Aliás, além da idade, alguns fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento da catarata são:
- Exposição aos raios UVA e UVB sem a devida proteção com óculos de sol;
- Abuso de álcool e cigarro;
- Fatores genéticos;
- Hipertensão;
- Excesso de peso;
- Traumas e inflamações oculares;
- Problemas na gravidez, dentre outros.
Quais são os sintomas da catarata?
A catarata é uma doença que, ao menos em suas fases iniciais, é bastante silenciosa. Desse modo, muita gente só busca ajuda quando o problema já está avançado. No entanto, é bom estar atento e, se começar a notar algo errado com a visão, procurar um oftalmologista.
Dentre esses possíveis problemas, estão:
- Visão embaçada, principalmente à noite, para dirigir, por exemplo;
- Dificuldade para enxergar de perto e executar atividades antes simples;
- Sensação de que os olhos estão turvos com frequência.
Como é o tratamento da catarata?
Como vimos, os sintomas da catarata são sutis no início. Porém, se o oftalmologista for consultado logo no início, dá para corrigir o problema com o uso de óculos.
No entanto, se houver demora para procurar ajuda e a doença ocular já estiver avançada, o tratamento mais comum é a cirurgia. Isso pode assustar muita gente, mas com os avanços da medicina, a cirurgia de catarata está se tornando cada vez mais simples e eficaz, tendo uma recuperação relativamente rápida.
Dá para prevenir a catarata?
Já vimos que existem muitos fatores que podem contribuir de maneira direta e indireta para o desenvolvimento da catarata. Desse modo, evitar se expor a esses fatores é uma forma de prevenir a catarata.
Então, quem tem casos de catarata congênita na família, que aquela que é herdada dos pais e passada para os filhos, deve consultar o oftalmologista regularmente para a realização de exames.
E qualquer pessoa pode prevenir a catarata:
- Não bebendo ou fumando;
- Fazendo consultas periódicas ao oftalmologista;
- Não se expondo aos raios ultravioleta sem óculos de sol de qualidade;
- Se usar óculos, fazer a troca sempre que as lentes vencerem.
Gostou de saber o que é catarata e como tratar esse problema? Então, compartilhe essas informações, se cuide e lembre-se de visitar o oftalmologista regularmente!