Afinal, o que é candidíase? Esse tipo de problema é bastante comum e afeta muitas pessoas, gerando dúvidas sobre exatamente como tratar. Assim, saiba que essa infecção é causada por um fungo chamado Candida Albicans. Dessa forma, a candidíase afeta diversas partes do nosso corpo, tanto no homem como na mulher. Portanto, saiba mais sobre este incômodo aqui no Brasil 123 e veja como buscar ajuda.
O que é candidíase?
A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida Albicans. Ela afeta principalmente as partes “moles” do nosso corpo, ou seja, as mucosas. São elas:
- Boca;
- Língua/garganta;
- Vagina;
- Vulva;
- Pênis.
O fungo Candida Albicans vive no nosso corpo em harmonia com nossa flora bacteriana. A infecção acontece quando há uma desordem nesse convívio, ou seja, quando acontece um desequilíbrio dessa flora.
O que desencadeia a infecção?
Diversos fatores podem colaborar com a infecção, dentre eles:
- Uso de antibióticos;
- Obesidade;
- Uso de roupas justas;
- Uso de roupas úmidas;
- Falta de higiene;
- Estresse;
- Relação sexual desprotegida;
- Baixa imunidade.
Quais os sintomas da Candidíase?
Os sintomas estão ligados à área do corpo que manifesta a infecção, assim, os mais comuns são:
- Ardência, coceira nos genitais;
- Corrimento branco em forma de grumos;
- Presença de secreção e vermelhidão no pênis;
- Feridas nos lábios, boca e garganta.
Como é feito o diagnóstico?
Basicamente o diagnóstico ocorre em cima dos relatos e sintomas do paciente. Dessa forma, dependendo das circunstâncias pode ser colhido uma ilustração da secreção (esfregaço) e enviado ao laboratório para identificar exatamente qual o fungo causador da infecção.
Qual o tratamento para a candidíase?
O tratamento consiste no uso de medicações com corticoide (via oral) e antifúngicas (pomadas), além de outros que podem ser indicados pelo médico.
Portanto, durante o tratamento o paciente deve manter abstinência sexual, evitar duchas íntimas e desodorantes íntimos.
Assim, os hábitos devem ser mudados para evitar futuras infecções de repetição, tais como:
- Manter uma dieta equilibrada;
- Estar no peso ideal;
- Não acumular estresse;
- Não fazer uso de roupas de tecido sintético;
- Manter a higiene;
- E enfim, usar camisinha.
A candidíase está totalmente relacionada à alimentação, higiene e imunidade, logo, se não há controle, mudança de hábitos nesses quesitos, a infecção se repetirá frequentemente. Por isso, é importante se atentar a esses fatores.
A candidíase é uma DST?
Não, embora se aloje nos órgãos genitais, e o tratamento também seja para ambos os parceiros, a candidíase não é considerada uma DST por estar presente no nosso organismo.
Além disso, é importante salientar, que os principais sintomas da candidíase, se parecem com sintomas de muitas outras doenças, inclusive de doenças venéreas.
Por isso, é importante ter um diagnóstico dado por um médico. Ao sentir os primeiros sintomas, busque marcar sua consulta para fazer os exames adequados.
Por fim, esteja sempre atento aos sinais e sintomas que o seu corpo apresenta. Até porque, na maioria das vezes, com um pouco mais de atenção, conseguimos identificar no início que algo está errado. No entanto, na dúvida, sempre consulte um médico.