A bursite é uma inflamação que acomete uma estrutura da articulação que recebe o nome de bursa. Essa estrutura está presente nas articulações de grande amplitude de movimento. Por exemplo, ombro, joelho, quadril e patela. Além disso, a bursa contém um líquido que envolve a articulação e a mantém lubrificada para funcionar adequadamente.
O que é bursite e quais suas causas?
Como foi dito, a bursite é um processo inflamatório da bursa. Muitas vezes a irritação dessa estrutura advém de um esforço por repetição. Por causa disso, a bursite pode ser classificada como uma Lesão por Esforço Repetitivo (LER). Assim, levantar objetos acima da cabeça quase todos os dias pode ser um fator de risco para bursite. Porém, outras comorbidades também podem ser a causa da inflamação. Por exemplo, a artrose e a gota.
Classificação
O risco de ter bursite aumenta com a idade, mas é possível que jovens também apresentem a doença. A bursite pode ainda ter classificação conforme a persistência, podendo ser aguda ou crônica. Assim, a forma aguda pode durar de horas a dias e geralmente apresenta sinais de inflamação. Isto é, vermelhidão, inchaço e dor. Por outro lado, a forma crônica é o resultado de diversas crises agudas persistentes. Assim, é normal que haja sinais de fraqueza, mas sinais de inflamação são menos evidentes.
Sintomas
A dor é o principal sintoma e muitas vezes é o que leva a pessoa a procurar o médico. Geralmente, ela é mais intensa durante o movimento. Além disso, a rigidez também pode estar presente. Os sinais de inflamação também são comuns e a pessoa pode até apresentar febre.
Como buscar tratamento para bursite?
Diagnóstico
Para isso, primeiro é necessário que haja o diagnóstico correto da inflamação, pois pode ser confundida com tendinite. Dessa forma, o mais comum é o diagnóstico ser feito por exames de imagem como ultrassom e ressonância magnética. Além disso, o tratamento poderá variar conforme a causa da bursite. Por exemplo, caso o processo tenha relação com a Gota, esta deverá ser tratada rapidamente. Assim, o processo irá cessar após solucionar a causa de base.
Tratamento
Para tratar corretamente a bursite você deverá ir a um médico especializado. Ou seja, um reumatologista. Caso não encontre esse profissional, você pode ir a um ortopedista.
O tratamento inicial é geralmente constituído por fármacos que reduzem o processo inflamatório. Além disso, pode haver a necessidade de antibioticoterapia caso haja infecção associada. Mas, não é comum que isso aconteça.
Além disso, após cessar a inflamação, o médico irá recomendar a fisioterapia e exercícios. Eles são importantes para a prevenção da dor e também da recorrência da bursite.
No processo crônico da bursite, é comum que alguns profissionais façam a infusão de medicamentos na região. Isso fará com que o processo inflamatório cesse e alivie a dor mais rapidamente. Em outros casos, quando há acúmulo de líquido, pode haver a necessidade de puncionar e retirar o conteúdo.
A cirurgia muitas vezes é a última alternativa. Ou seja, quando não há solução após o tratamento conservador.