Bronquiolite é uma inflamação que acontece nas vias aéreas menores dos pulmões que são conhecidas como bronquíolos. Quando esses canais começam a inflamar, a produção de muco aumenta consideravelmente e isso provoca uma dificuldade maior na passagem de ar e causa um chiado na hora de respirar. Veja mais sobre o que é bronquiolite!
Muitas vezes, os sintomas de bronquiolite melhoram depois de 3 semanas e não precisam de tratamento específico. Mas, é preciso que o bebê passe pelo pediatra quando surgem os primeiros sinais da doença. É importante consultar um médico para avaliar as condições e o tratamento, visto que algumas crianças podem sofrer mais do que outras com esse problema.
Quais os sintomas de bronquiolite
Durante os primeiros dias, a bronquiolite causa alguns sintomas comuns aos da gripe como tosse constante, febre acima de 37,5°C, entupimento do nariz e coriza. Em geral, eles duram cerca de dois dias, mas podem evoluir em alguns casos e isso demanda um tratamento mais atencioso quando acontece.
Os sintomas que levam a ter mais atenção com os pequenos são os chiados durante a respiração, a respiração acelerada, o aumento no tamanho das narinas, a irritabilidade, o cansaço excessivo, a dificuldade para dormir. Por isso, caso note qualquer sintoma como esses, procure um pronto atendimento para iniciar o tratamento rapidamente.
No entanto, não precisa se apressar, pois apesar de parecerem assustadores, os sintomas de bronquiolite são logo curados e o tratamento pode ser feito em casa mesmo. Para isso, alguns cuidados simples podem ser mantidos para livrar seus pequenos desses sintomas que caracterizam essa doença dos pequenos.
Causas da bronquiolite
A bronquiolite ocorre pelo vírus sincicial respiratório, mas também pelo adenovírus ou influenza, responsáveis pelas gripes e resfriados. Além disso, os bronquíolos podem ser inflamados por inalação de pó ou gases tóxicos como a fumaça de carvão, por exemplo.
Apesar de acontecer em quase todas as crianças, os sintomas aparecem com mais frequência em bebês, pois suas vias aéreas estão mais estreitas. Por isso, crianças de colo devem permanecer em ambientes constantemente higienizados e devem receber alguns cuidados essenciais para evitar a bronquiolite.
Como tratar bronquiolite
Como foi dito, a bronquiolite não demanda tratamentos muito elaborados e qualquer pessoa pode obter bons resultados com essa doença sem precisar recorrer aos hospitais. Para isso, basta evitar que a criança fique exposta à variações de temperatura e que fique bem hidratada fazendo, se possível, nebulização com soro e bebendo bastante água.
Durante o tratamento, o bebê deve se manter em constante repouso e o pediatra ainda pode indicar medicamentos como o paracetamol ou ibuprofeno para aliviar os sintomas em casos de febre ou dores, por exemplo. Mas, não se preocupe que os sintomas desaparecem por completo depois de duas ou três semanas, já que o organismo combate esse vírus normalmente.
Agora que você já sabe do que se trata a bronquiolite, se estiver com suspeitas, procure um médico que indicará o mais certo para você.