A blefarite é uma inflamação que, apesar de muito comum, poucas pessoas conhecem. Trata-se de uma inflamação que afeta as glândulas que estão na região das bordas das pálpebras, podendo causar grande desconforto. Existem outras patologias que estão associadas à blefarite, como a rosácea, crises alérgicas, quadros de infecção bacteriana, entre outras.
Afeta frequentemente pessoas que têm tendência a apresentar pele seborreica (pele oleosa e caspa) e produz secura ocular – 7 em cada 10 doentes que vão a uma consulta de oftalmologia têm problemas das pálpebras. ⠀
Muito mais frequente do que se pensa, a blefarite afeta cerca de 30% da população mundial e pessoas com excesso de oleosidade na pele ou olho seco são as mais suscetíveis.
Os tipos mais frequentes são:
- Bacteriana: provocada por uma infecção bacteriana local;
- Seborreica: quando há aumento da produção de gordura pelas glândulas palpebrais;
- Alérgica: desencadeada por poeira, ácaros e substâncias químicas.
Sintomas
A princípio, os sintomas incluem sensibilidade excessiva à luz, olhos vermelhos, descamação da pele ao redor dos olhos, sensação de queimação e areia nos olhos. Além disso, a inflamação afeta as pálpebras, normalmente na região onde crescem os cílios, provocando também coceira, irritação, lacrimejamento, inchaço e crostas. Contudo, quando tratada, a blefarite pode levar entre 1 a 2 meses para ser curada completamente.
Causas da blefarite
Além disso, as causas da blefarite são infeciosas e não infeciosas. Por isso, a primeiras são frutos de bactérias, vírus ou parasitas e as segundas estão relacionas com seborreia, alergias e causas tóxicas. Outra das principais causas desse problema é a má higienização dos cílios.
Tratamento
Dessa forma, o tratamento são medidas de higienização (limpeza do bordo palpebral, calor local, massagem suave da base das pestanas). Se necessário, uso de pomada com antibiótico e lágrimas artificiais.
Por fim, se apresentar alguns dos sintomas, procure um oftalmologista para avaliação e melhor tratamento. Além disso, veja mais desse problema aqui.