Grande parte dos brasileiros está acostumada a pagar taxas e tarifas sem nem saber o porque, e muito menos sem questionar. A cultura de pagar por tudo, principalmente em produtos financeiros vem de longe, mas isso não precisa ser perpétuo. Algumas ferramentas são grandes facilitadores na vida das pessoas, mas o que é de fato é a anuidade do cartão de crédito que pagamos todos os meses? E para que ela serve?
Cada cartão cobra um valor diferente que está ligado diretamente aos valores administrados, como tarifa de manutenção, entre outras vantagens que são oferecidas no momento de contratação do cartão, como programas de pontos, milhas, entre outros.
O que é a taxa de anuidade do cartão de crédito?
Essa taxa é um tipo de cobrança que as instituições financeiras e bancos cobram, pelo uso do cartão de crédito. Geralmente a anuidade do cartão de crédito é cobrada de forma automática, embutida nas faturas, sendo assim você paga junto dos seus gastos e muitas vezes nem sabe o valor.
É válido ressaltar que essa tarifa é uma responsabilidade de bancos e instituições financeiras e por isso não segue um valor padrão, cada empresa pode cobrar o que achar justo, com os benefícios que oferecem. Mas existem alguns cartões de crédito que cobram anuidades realmente muito altas, passando dos R$ 1 mil ao ano e é preciso se atentar a esse tipo de conta.
Você encontra os valores de anuidade do cartão de crédito na própria fatura do cartão, ou nos sites das administradoras, quando for fazer a solicitação do produto para pesquisar as melhores opções. Além desse tipo de informação também é possível encontrar outras informações importantes, como valores cobrados além da anuidade.
Leia mais: Projeto altera faixa de consumo da tarifa social veja o que mudaria
É possível negociar esse valor?
Sempre. Se você não está de acordo com o valor cobrado da anuidade do cartão de crédito que possui, sempre é possível negociar para reduzir o valor, ou até mesmo trocar de cartão. Existem muitos bancos digitais atualmente que oferecem cartões de crédito a custo zero, sem taxas e tarifas, ou quando existem são bem menores que os de bancos tradicionais. Vale a pena pesquisar e negociar sempre.