O que é angina? Como tratar o problema? Identificar a angina e aprender como tratar o problema ou, até mesmo, preveni-lo é uma forma de aliviar a dor no dia-a-dia e evitar eventos futuros. Pensando nisso, pesquisamos e selecionamos algumas informações importantes para que você possa identificar e tratar a angina em seu dia-a-dia. Assim, veja mais informações aqui no Brasil 123.
Angina: o que é isso?
De forma geral, podemos entender a angina como uma dor no peito, podendo ser uma sensação de peso ou um aperto no peito. Sendo assim, ela ocorre devido à diminuição do fluxo de sangue para as artérias. Isso se chama isquemia cardíaca.
A isquemia cardíaca tende a ocorrer em pessoas com mais de 50 anos. Entretanto, o problema é visto também, em pessoas com colesterol elevado, diabetes, pressão alta, tabagismo, sedentarismo, dentre outros fatores de risco, independente da idade.
A angina pode ser classificada em instável (nos casos em que a dor surge após uma atividade física intensa e diminui gradualmente) ou estável (nos casos em que a dor sempre surge durante a realização de atividades físicas intensas e desaparece assim que a sua execução é cessada). Dessa forma, no último caso, existe a possibilidade de a angina transformar-se em um ataque cardíaco.
Quais são os sintomas de angina?
Você deve começar a suspeitar do diagnóstico de angina, se apresentar os seguintes sintomas:
- Sentir uma sensação de aperto, peso ou queimação no peito por mais de 20 minutos;
- Estiver dentro do grupo de risco;
- Sentir formigamento no braço, punhos e pernas.
Contudo, caso apresente os sintomas ou faça parte do grupo de risco, marque consulta com seu médico.
Como tratar o problema?
O dia-a-dia de quem convive com a angina é permeado por uma série de cuidados:
- Consumir medicamentos: os nitratos e betabloqueadores são indicados para diminuir o fluxo de sangue, já os bloqueadores de cálcio são indicados para quem apresenta sintomas mais intensos.
- Cirurgia: a ponte de safena é indicada para os pacientes que tomam os remédios e não apresentam melhora do problema. Nela, a veia com artérias obstruídas é enxertada ou ligada à artéria bloqueada.
- Manter uma rotina saudável: além de consumir medicamentos para regular os problemas que convergem na angina, é necessário manter uma rotina de exercícios e uma alimentação com pouco açúcar, gordura e sal para evitar novas crises de angina. Além disso, mantenha o repouso em dia.
A angina requer cuidados, para que não possa evoluir e provocar problemas mais sérios. Cuidados passados pelo médico são fundamentais, devendo assim respeitar dietas e ter cautela em exercícios é primordial.
A angina tem cura?
Seguindo as recomendações do médico cardiologista e fazer o tratamento da isquemia cardíaca, você consegue êxito na cura deste problema.
Cuidados especiais
Por fim, atente-se também com a sua alimentação. Manter hábitos saudáveis é fundamental, dessa forma, você evitará novas crises e problemas futuros. Fique sempre de olho na sua alimentação, ter o controle da sua pressão, glicemia e colesterol é de extrema importância para se manter saudável.