Amenorreia é a falta de menstruação que pode ser caracterizada como primária, quando a menstruação não aparece para adolescentes que tenham entre 14 e 16 anos ou secundária, quando ela para de acontecer em mulheres que já menstruavam anteriormente. Veja aqui no Brasil 123, o que é amenorreia e os tratamentos.
A amenorréia pode ser originada por diversos motivos, sendo que alguns são naturais como a gravidez, a amamentação ou uso de anticoncepcionais e até mesmo em decorrência de alguma doença que altera o sistema reprodutor feminino, como o estresse excessivo ou transtornos alimentares, por exemplo.
Por isso, caso você tenha reconhecido a ausência de menstruação, consulte um ginecologista para analisar esse problema e realizar exames de sangue que servirão para criação de um diagnóstico do sistema reprodutor.
Quais são os sintomas de amenorréia
O principal sintoma é a ausência da menstruação até os 16 anos de idade ou por 3 até 6 meses em pessoas adultas que já menstruavam. A amenorreia pode até mesmo apresentar queda de cabelo, dor de cabeça e dor pélvica.
Amenorréia primária
Quando adolescentes que já deveriam ter menstruado já atingiram 16 anos de idade e isso ainda não aconteceu, esses são sintomas de amenorréia primária.
Amenorréia secundária
Quando mulheres que menstruam continuamente todos os meses notam que “não desceu” há 3 ou 6 meses, esse é um sintoma que caracteriza a amenorréia secundária, visto que 3 meses é o prazo para quem tinha ciclo menstrual mensal e agora notou a ausência e 6 meses para as mulheres que apresentam ciclo menstrual trimestral.
Para identificar os sintomas e confirmar o diagnóstico, o ginecologista indicará exames laboratoriais que avaliam os níveis de hormônio circulando no corpo como estrogênio, progesterona e prolactina. Indicará também exames de imagem transvaginais e pélvicos para avaliação visual dos órgãos internos do sistema reprodutor.
Causas da amenorréia
A amenorréia acontece, geralmente, quando a mulher engravida, visto que o ciclo menstrual pausa durante esse processo. Isso acontece para que o corpo comece a se preparar para receber o bebê que vai nascer.
No entanto, a ausência de menstruação pode acontecer por problemas hormonais, alterações no sistema reprodutor e inibição da ovulação.
Assim, ela pode ser causada por menopausa precoce, alteração da tireóide, excesso hormonal de prolactina ou testosterona, ausência de útero ou ovários, alteração na estrutura vaginal, presença de cicatrizes uterinas, hímen imperfurado, transtorno alimentar e obesidade.
Além dessas causas naturais, ela pode ocorrer pelo uso de remédios anticoncepcionais, antidepressivos, anticonvulsivante e anti-histamínico.
Como tratar amenorréia
O tratamento depende do diagnóstico feito pelo ginecologista. Afinal, isso determina quais cuidados deve se ter para tratar amenorréia, sendo que os mais comuns são:
- Correção hormonal com medicamentos;
- Mudança de hábitos de vida como emagrecer e ter uma dieta mais saudável;
- Cirurgia em casos mais graves de hímen imperfurado, por exemplo;
A possibilidade de engravidar depende muito da causa do problema, visto que a correção hormonal pode regular a ovulação e a fertilidade. Mas deformidades severas, sem cirurgia, impossibilitam a gravidez.
Sendo assim, é importante que ao duvidar, ou desconfiar de qualquer sintoma, para um diagnóstico e tratamento preciso, procure um ginecologista.