As alergias podem ter diversas causas. Alguns indivíduos são alérgicos a poeira, outros são alérgicos a determinado tipo de alimento. Mas você já ouviu falar em alergia emocional? Veja aqui no Brasil 123, o que é alergia emocional e como tratar.
O que é alergia emocional?
A alergia emocional ocorre quando o sistema imunológico é ativado devido a fortes emoções, como estresse e ansiedade. Isso faz com que o corpo se altere de alguma forma, sendo a pele a área mais atingida. Sendo assim, é na pele que os sintomas de alergia emocional ficam mais evidentes, pois a pele coça e fica vermelha.
Não se sabe ao certo o que causa alergia emocional, porém, acredita-se que o estresse e a ansiedade intensificam a produção de mais catecolaminas, liberando, assim, mais cortisol, o que provoca uma reação inflamatória por todo o corpo.
Geralmente, o tratamento é semelhante àquele empregado em outros tipos de alergia, sendo utilizados medicamentos com função antialérgica. No entanto, quando há piora significativa dos sintomas ou ausência de sua redução é necessário procurar um psicólogo para iniciar o processo de terapia e controlar as emoções.
Além disso, consultar um médico dermatologista é importante para que ele receite medicamentos eficazes para o seu caso.
Sintomas da alergia emocional
Os sintomas da alergia emocional são semelhantes aos sintomas de outros tipos de alergia que acometem a pele. É comum que as pessoas que possuem alergia emocional apresentem coceira, pele com vermelhidão, urticárias, dificuldade para respirar e dificuldade para dormir.
Porém, os sintomas relacionados à pele são os mais comuns, uma vez que as terminações nervosas presentes na pele possuem relação direta com o estresse e a ansiedade. Além disso, é importante ressaltar que os sintomas podem variar entre os indivíduos, pois cada pessoa possui um tipo de resposta para a intensidade das emoções sentidas.
O que causa alergia emocional?
Ainda não está claro quais são as causas da alergia emocional. No entanto, ansiedade e estresse de forma excessiva faz com que o corpo sofra algumas alterações, de modo que libere algumas substâncias, causando a inflamação na pele.
A saber, as alterações emocionais levam as células do sistema imune a ficarem hipersensíveis, assim, a pele sofre algumas alterações, e caso a pessoa apresente outras doenças autoimunes, os sintomas tendem a se agravar.
Além disso, durante os momentos de estresse é liberado o hormônio cortisol. Ele também pode provocar alterações na pele, pois desencadeia um processo inflamatório. Por fim, a alergia emocional também pode ter causas genéticas.
Como tratar?
Para tratar o problema é preciso consultar médicos especialistas. O especialista para esse tipo de caso é o alergologista. Mas, dependendo do nível e gravidade dos sintomas, o dermatologista e o pneumologista também devem ser consultados.
A terapia medicamentosa para esse tipo de problema pode envolver antialérgicos e corticoides. Mas o auxílio de um psicólogo também é fundamental, uma vez que o controle das emoções por meio da terapia pode fazer com que os sintomas regridam significativamente.