A sucralose, é um adoçante natural, além do mais, a sua produção é feita de maneira sintética. Dessa maneira, ela possui uma capacidade de adoçar muito superior ao açúcar refinado. Uma boa vantagem da sucralose, é a ausência de calorias. Assim, usá-la no preparo de produtos como bolos, refrigerantes e sucos, é uma excelente opção. Veja o que é a sucralose e como ela age no organismo.
Ademais, você consegue encontrá-la em farmácias, mercados e lojas especializadas em produtos naturais.
Uma das suas vantagens, é a sua versatilidade para auxiliar em algumas estratégias alimentares, dessa forma, você consegue emagrecer e, ao mesmo tempo, achar um substituto para o açúcar refinado. Lembrando também, que você pode fazer o uso no preparo de cafés e chás.
Outra vantagem que vale a pena citarmos, é que a sucralose não deixa um sabor de resíduo nos alimentos.
Saiba se a sucralose faz bem ou mal
Apesar da baixa caloria e do potencial muito superior ao açúcar como adoçante, alguns estudos apontaram que a sucralose pode ser responsável por causar a disbiose, um desequilíbrio na flora intestinal que altera o metabolismo hormonal do organismo. Dessa forma, os riscos de diabetes, obesidade ou intolerância à lactose aumentam bastante
Então, a sucralose faz mal?
Então, considerando os riscos acima, podemos dizer que a sucralose faz mal? Não exatamente, já que esse é um adoçante seguro, desde que seja ingerido nas quantidades recomendadas e pode ser consumido até mesmo por gestantes, lactantes e crianças pequenas sem qualquer problema.
No entanto, alguns estudos apontam que o consumo excessivo pode causar alteração na flora intestinal e em diversos níveis hormonais do organismo. Dessa forma, as situações favorecidas nesse sentido seriam:
Ganho de peso
Um problema que o adoçante pode causar é a alteração da flora intestinal. Esta manda informações para o nosso cérebro e, com isso, gera um desequilíbrio hormonal em nosso organismo. Vale lembrar, que também pode vir a prejudicar os hormônios responsáveis pelo controle da fome.
Causa disbiose
Como dito anteriormente, a sucralose pode causar uma alteração na quantidade de bactérias prejudiciais presentes em nosso organismo. Posteriormente, isso pode desencadear um quadro de intolerância à lactose, diarreia, fadiga, gases e até mesmo diabetes.
Causa diabetes
Entre os principais problemas causados pela sucralose, a diabetes é o mais grave, já que se trata de uma doença crônica que não tem cura. Isso acontece porque, mesmo que os níveis de glicose no sangue não aumentem diretamente pelo consumo desse adoçante, os receptores de sabor na língua, no intestino e no estômago emitem sinais para o cérebro aumentar a produção de insulina.
Isso faz com que o aumento desse hormônio no organismo faça com que seu corpo aumente a resistência à insulina e, desse modo, a diabetes acontece. Além desses, alguns estudos apontam que, ao ser aquecida, a sucralose ainda pode produzir substâncias tóxicas que aumentam até mesmo o risco de câncer, mesmo que isso seja muito raro. No entanto, ainda assim não existe nada comprovado pela ciência quanto a esse risco à saúde.
Quantidade ideal de sucralose para não fazer mal
Como foi dito, a sucralose faz mal quando consumida em excesso, já que seu potencial de adoçar é bem maior do que o do açúcar comum. Por isso, a quantidade ideal de sucralose para não fazer mal ao organismo é de 5 mg/kg de peso corporal diariamente.