Você tem pensado em inúmeras coisas ao longo do dia? Tem estado sempre com a sensação de que está se esquecendo de algo? Não consegue relaxar sua mente nem por um instante sem que milhares de pensamentos venham à sua cabeça? Veja aqui o que é a síndrome do pensamento acelerado e como identificar.
Muitas pessoas acreditam que estar sempre com o pensamento em alerta é comum devido à rotina repleta de atividades para serem feitas. Mas a verdade é que não é bem assim.
Passar o dia pensando no que você deve fazer quando chegar em casa ou no trabalho, viver com a mente sempre em alerta e não desligar o pensamento para nada caracteriza a síndrome do pensamento acelerado. Isso impede que você se concentre bem, te deixa mais ansioso e desgasta a sua saúde física e mental.
O que é a síndrome do pensamento acelerado?
A síndrome do pensamento acelerado é uma condição na qual o indivíduo passa todo o dia pensando no que deve ser feito e como ele irá se organizar para dar conta de tudo, sem deixar a mente relaxar por um minuto sequer.
De acordo com os especialistas no assunto, o problema da síndrome do pensamento acelerado não está relacionado ao conteúdo dos pensamentos, mas à quantidade de frequência com que eles surgem durante o dia.
Geralmente, as pessoas que possuem a síndrome em questão possuem a sensação de que apenas vinte e quatro horas durante o dia são insuficientes para que elas consigam realizar todas as suas atividades. Por esse motivo, é comum que essa síndrome atinja pessoas que precisam se manter sempre em estado de alerta e que trabalham sob pressão.
Sendo assim, é muito comum que executivos, professores e profissionais da saúde passem por esse problema.
Como identificar a síndrome do pensamento acelerado?
Para identificar se você possui a síndrome do pensamento acelerado é necessário ficar atento aos sintomas que se manifestam durante essa condição.
Segundo os especialistas no assunto, as pessoas que possuem essa síndrome costumam apresentar ansiedade, dificuldade de concentração, lapsos de memória, cansaço extremo, dificuldade para dormir, se irritam facilmente, mudam de humor de forma repentina, não conseguem descansar durante o sono, ficam inquietos.
Além disso, costumam ser intolerantes quando contrariados e estão constantemente insatisfeitos, pode apresentar também cefaléia, dor muscular, queda de cabelo e problemas gastrointestinais. É muito comum que estudantes que passam grande parte do seu dia na faculdade ou trabalhadores que sofrem muita pressão no trabalho apresentem esses sintomas.
Diagnóstico e tratamento
Para estabelecer o diagnóstico da síndrome do pensamento acelerado é necessário consultar um profissional da área da saúde mental, ou seja, um psicólogo ou um psiquiatra. Portanto, caso você suspeite que possui a síndrome devido ao surgimento desses sintomas, procure um profissional capacitado.
O tratamento é feito por esses profissionais por meio de orientações que eles irão te passar para que você encare a realidade com mais leveza. Geralmente, a prática de atividade física é indicada.
Busque um profissional e viva com o pensamento mais tranquilo.