Você com certeza já ouviu falar sobre a prova de vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), não é mesmo? Apesar do termo ser popular, muitas pessoas ainda desconhecem a sua funcionalidade e a importância. Em fevereiro deste ano, o governo federal alterou as regras para a realização do procedimento. Mas antes de conhecer a nova dinâmica, você precisa entender o que é a prova de vida do INSS e como realizar a sua. Veja, então, aqui, no Brasil 123.
O que é a prova de vida do INSS?
A prova de vida é um procedimento feito anualmente para comprovar a existência dos aposentados e pensionistas. O objetivo é, então, evitar fraudes e pagamentos indevidos na Previdência Social. Todas as pessoas que recebem benefício do INSS devem efetuar o trâmite.
A ação é necessária, então, para coibir os “beneficiários fantasmas” e possíveis má intenções de pessoas que recebem o benefício em nome de outra pessoa. Logo, a prova de vida é uma garantia para o próprio segurado.
Entenda as mudanças
Até fevereiro deste ano, a prova de vida era feita por meio do comparecimento presencial do beneficiário ao banco onde recebe o benefício. Era necessário, então, fazer biometria, apresentar o cartão de débito e um documento com foto. Logo, se não fizesse isso anualmente, poderia ter o benefício suspenso.
Com as mudanças, o procedimento passou a ser feito, então, por meio do cruzamento entre as bases de dados dos governos federal, estaduais e municipais, e de instituições privadas.
A base desse cruzamento é, por exemplo, dados de registro de vacinação, consulta médica no SUS, emissão de documentos, empréstimos, entre outros.
Se não houver registros nesse banco de dados, o beneficiário será notificado, no mês anterior ao de seu aniversário, para a realização do procedimento.
Mas, afinal, como fazer para realizar a prova de vida? É disso que falaremos no próximo tópico, com detalhes para que você entenda como fazer. Confira.
Como fazer?
Com a nova norma, os aposentados e pensionistas só terão a necessidade de fazer a prova de vida presencial se forem, então, notificados. O órgão dará todas as recomendações no ato da notificação.
Segundo o governo federal, o INSS deve oferecer, ainda, meios para que o procedimento seja realizado sem a necessidade de deslocamento do beneficiário da própria residência para a instituição bancária.
Entretanto, os aposentados e pensionistas devem ficar atentos. Em caso de possível bloqueio do pagamento, é necessário entrar em contato com a Previdência Social e, se possível, comparecer ao banco de recebimento para liberar o benefício.
A prova de vida pode ser realizada, ainda, de forma digital através dos aplicativos Meu INSS ou Meu Gov.br. Siga as instruções dos canais e faça o procedimento por biometria facial.
Agora que você já sabe o que é a prova de vida do INSS e como realizar a sua, fique atento ao recebimento do seu benefício e às possíveis notificações de comparecimento.