Os preços estão cada vez mais altos, principalmente nos mercados. A causa disso é a inflação, que aumenta os preços e diminui o poder de compra do seu dinheiro. Por isso que hoje, nós do Brasil 123, vamos indicar o que é a inflação e como ela impacta na sua vida e investimentos.
O que é a inflação?
A inflação acontece tendo em vista o aumento da demanda dos produtos e serviços, ou por aumentos gerados nas cadeias produtivas como por exemplo, as matérias-primas e o preço dos combustíveis. Esses aumentos causam uma reação em cadeia em todos os setores da economia.
Um exemplo que é muito presente nos nossos dias, são os aumentos sucessivos dos combustíveis que são causados pela alta do dólar no mercado internacional. Assim, ocorrem aumentos em toda a cadeia produtiva e em tudo o que consumimos diariamente que necessitam dos transportes.
Sabemos que a inflação afeta mais as camadas mais pobres da população, pois elas utilizam quase todo ou todo o seu salário, em produtos básicos para a sua sobrevivência.
Como a inflação impacta a sua vida?
A sua vida é impactada pela inflação, uma vez que o seu rendimento mensal perde o poder de compra. O que você comprava há uma semana atrás, com o mesmo dinheiro, não compra nesta semana. Você pode constatar o poder de compra e avaliar a diferença entre o valor do seu salário do ano passado e deste ano.
Se a diferença for menor do que o valor do IPCA, você perdeu poder de compra, se for igual, você manteve o seu poder de compra, e se for maior, o seu poder de compra teve aumento.
Como a inflação impacta os seus investimentos?
Para verificar o impacto da inflação aos seus investimentos, você deve avaliar qual o rendimento do seu investimento, este valor é o retorno bruto do investimento que deverá ser diminuído das taxas e impostos referentes às aplicações, além de reduzir o valor da inflação do período de aplicação. Esta será a rentabilidade real do seu investimento.
Quando você desconta o valor da inflação do período, é possível conferir se o seu investimento conseguiu preservar o poder de compra do seu dinheiro no período considerado. Existem investimentos que estão vinculados à inflação, e assim garantem o poder de compra do seu dinheiro. É possível encontrar ativos que são vinculados à inflação como os investimentos em fundos de investimento e ativos de renda fixa.
Mas saiba que estes investimentos, apesar de serem de baixo risco, se você retirar antes do prazo de investimento, o valor de resgate poderá ser diferente do valor de compra, causando oscilações, e aumentando o risco. A inflação regula a economia de mercado, mas afeta diretamente em nossas vidas e em nossos investimentos.
Portanto, fique atento aos investimentos realizados, pois devem possuir rentabilidade que acompanhe a inflação, no mínimo. Caso contrário o seu investimento vai se chamar, guardar dinheiro no colchão. Perderá o seu poder de compra com o decorrer do tempo, deixando de ter o mesmo valor.