Rio de Janeiro, RJ, 18 de outubro de 2022, por Karla Camacho
A dor na coluna é um dos sintomas mais conhecidos dos pacientes diagnosticados com hérnia de disco. Essa dor que pode se espalhar para braços e pernas é intensa e a pessoa pode até ficar imóvel por causa disso. Ademais, dependendo da região onde a hérnia se encontra, sintomas com fraqueza nas pernas e sensação de braços formigando são comuns.
Como identificar a hérnia de disco
A hérnia de disco pode aparecer em sua coluna cervical, lombar ou torácica e, como vimos acima, a região afetada influencia diretamente nos sintomas aparentes. Essa hérnia surge quando um dos discos presentes na coluna com seu centro gelatinoso se rompe e sai da posição que deveria permanecer.
Com isso, a compressão dos nervos na região dá início aos sintomas e, para confirmar o diagnóstico, o médico deve observar os sintomas e ainda pedir a tomografia ou ressonância magnética. Somente assim, o profissional poderá indicar o tratamento ideal para a hérnia de disco. Veja abaixo alguns tipos dessa doença que atinge muita gente:
Hérnia de disco cervical
A hérnia de disco cervical acontece na parte superior da coluna, ou seja, no pescoço ou nuca pode apresentar alguns sintomas como:
- Dor intensa no pescoço que pode se espalhar para o ombro e braços;
- Dificuldade para mover o pescoço;
- Dormência no ombro, no braço, no cotovelo, nas mãos e nos dedos;
- Redução da força nos braços.
Além disso, os sintomas de hérnia de disco cervical podem variar de um paciente para outro, já que isso depende da área afetada no pescoço, já que os nervos influenciam nesse sentido. Ademais, alguns podem surgir esporadicamente, enquanto outros podem aparecer com mais frequência.
Hérnia de disco torácica
A hérnia de disco torácica aparece no meio da coluna e está localizada entre a coluna cervical e a lombar e os sintomas mais frequentes são:
- Dor no centro da coluna que pode se espalhar para as costelas;
- Diminuição da força nas pernas;
- Vontade constante de urinar;
- Falta de capacidade para segurar a urina.
Da mesma forma que a anterior, os sintomas podem variar conforme a região afetada e a intensidade que os nervos estão comprimidos na área. Por isso, saiba que é importante consultar um ortopedista para avaliar o quadro de forma mais minuciosa para iniciar um tratamento rapidamente.
Hérnia de disco lombar
A hérnia que fica na lombar acontece na parte inferior da coluna, acima do quadril e pode apresentar sintomas como:
- Dor no nervo ciático que vai desde a coluna vertebral até as nádegas, passando pelas pernas até o calcanhar;
- Dormência constante nas pernas ou pés;
- Perda de força nas pernas.
Mais uma vez, os sintomas podem aparecer com mais intensidade dependendo do comprometimento dos nervos afetados. Em geral, a perda de força acontece na maioria das pessoas e, não à toa, essa doença leva ao afastamento do trabalho, especialmente nas indústrias.
Sendo assim, se você tem algum desses sintomas, ou está desconfiado que pode estar com hérnia de disco, procure um médico imediatamente.