Rio de Janeiro, RJ, 26 de outubro de 2022, por Karla Camacho
A gripe A é um dos tipos mais comuns de gripe que aparece anualmente no Brasil causado por duas variantes chamadas Influenza A que gera o H1N1 e o H3N2. Os dois casos causam os mesmos sintomas e o tratamento é o mesmo para ambas as doenças. Por isso, veja abaixo o que é gripe A e como tratar corretamente.
A evolução do quadro desse tipo de gripe pode ser muito agressiva se o tratamento adequado não for realizado a tempo. Portanto, caso note os sintomas que citamos a seguir, procure um médico para evitar complicações como angústia respiratória e pneumonia, que pode levar até mesmo à falência dos pulmões.
Sintomas da gripe A
Os sintomas mais constantes em pessoas diagnosticadas com a gripe A são:
- Febre acima de 38 graus que aparece de repente;
- Dor pelo corpo todo;
- Dor de garganta constante;
- Dor de cabeça frequente;
- Tosse seca;
- Espirro constante;
- Calafrios;
- Falta de ar;
- Cansaço excessivo.
Além desses quadros comuns entre os pacientes diagnosticados com gripe A, algumas pessoas relatam mal-estar constante e alguns casos podem levar às diarreias e até mesmo os vômitos, especialmente entre as crianças, mas esses sintomas acabam se curando sozinhos com o tempo.
Como saber se estou com gripe A?
Muita gente se pergunta sobre as diversas variantes que causam gripe e a gripe A não poderia ser diferente. Por isso, saiba que apesar da semelhança com gripes mais comuns, esse tipo de doença causa sintomas mais agressivos ao organismo das pessoas, diagnosticadas com o vírus no corpo.
Muitas vezes, o surgimento da gripe A se dá repentinamente e, como é altamente contagiosa, essa doença pode se espalhar facilmente para outras pessoas que dividem o mesmo ambiente. Portanto, em casos de diagnóstico positivo da doença é muito importante usar máscara para lidar com outras pessoas sem arriscar contaminar outrem.
Qual a diferença da gripe A?
Como foi dito, a gripe A pode ser causada pelo vírus Influenza e pode resultar tanto em H1N1 quanto em H3N2 e as causas e tratamento são semelhantes em ambos os casos. Esses dois tipos de vírus podem ser evitado por meio da vacinação, visto que ela garante a proteção para o sistema imunológico das pessoas.
Entretanto, o H3N2 pode confundir com o H2N3 até mesmo devido à sigla que se parece, mas o segundo tipo contamina apenas animais. Por causa disso, não existe uma vacina para o segundo tipo de vírus, considerando que não, causa quaisquer problemas para humanos.
Como tratar corretamente a gripe A?
Agora que já entendeu tudo que envolve essa doença A, saiba que o tratamento correto é essencial para evitar que essa doença se espalhe e cause qualquer agravamento do quadro. Por isso, procure um médico para iniciar a ingestão de medicamentos como Zanamivir e analgésicos como Paracetamol para aliviar febre e dores de cabeça. Além da medicação, para tratar corretamente gripe A é preciso manter um repouso e hidratação constante.