Você já ouviu falar em dor de crescimento? Sabe do que se trata essa dor, por que ela surge e como aliviar os sintomas? Se você não sabe nada a respeito ou se deseja entender melhor sobre esse assunto, leia este post com atenção e descubra tudo o que você precisa saber sobre o que é a dor de crescimento e como aliviar os sintomas.
Muitas pessoas não sabem que a dor do crescimento existe, mas ela existe é muito comum em crianças. Por isso, muitos pais ficam desesperados quando seus filhos começam a se queixar da dor, por não saberem qual é a causa e como aliviar os sintomas. Então, se você possui algum filho que tem apresentado essa dor, hoje você vai aprender a como ajuda-lo.
O que é a dor de crescimento?
Afinal, o que é a dor de crescimento? Como mencionado anteriormente, a dor de crescimento é uma dor que surge comumente em crianças, caracterizada por um incômodo na região das penas, na parte um pouco mais inferior aos joelhos, que pode se estender até a região do tornozelo. Geralmente, essa dor surge no período noturno ou após a realização de algum exercício.
É comum que a dor do crescimento acometa crianças com idade entre três e dez anos. Apesar de ela não estar cientificamente relacionada às fases do crescimento físico da criança, ela é considerada um meio de identificar uma dor de caráter benigno, diferenciando-a de inúmeros outros problemas que provocam dor nos pequenos.
Como aliviar os sintomas de dor de crescimento?
Para aliviar os sintomas provocados por essa dor, é necessário realizar massagens na área com algum produto, seja na forma de gel ou na forma de spray, ou um hidratante. Além disso, você pode preparar compressas geladas e aplicar na região por aproximadamente dez a 20 minutos.
Se o desconforto for muito grande, o recomendado é que a criança fique de repouso e evite praticar atividades físicas que exijam muito esforço. Além disso, se a criança não obtiver melhora om as massagens, o ideal é levá-la ao pediatra.
É preciso realizar exames?
Muitos pais ficam preocupados quando seus filhos apresentam a dor de crescimento, devido à intensidade da dor e a queixa da criança. Mas é necessário realizar exames? Bom, os médicos não consideram essa dor como uma doença, pois ela não é. Então, a dor de crescimento não exige tratamento específico. Porém, devido aos desconfortos que ela provoca, depois que o pediatra realiza a avaliação da criança, é comum que ele solicite exames de imagem, como ressonância magnética ou radiografia.
A solicitação da radiografia é feita a fim de realizar a investigação de possíveis traumas, infecções ou neoplasias. Já a ressonância magnética tem o objetivo de detectar de um modo mais preciso se existe ou não algum tipo de lesão óssea. Geralmente, os exames são solicitados a fim de descartas outros tipos de doenças que também provocam dor na região, como a Síndrome de Osgood-Shalatter.