Você conhece a dieta cetogênica? Se não, hoje, iremos mostrar exatamente o que é essa dieta. Mostraremos seus benefícios e quais os cuidados que você deve ter ao optar por esse modelo alimentar específico. Então, confira a seguir o que é a dieta cetogênica, seus benefícios e cuidados e veja como fazer para iniciá-la.
O que é a dieta cetogênica?
A dieta cetogênica sempre foi muito utilizada no tratamento de crianças com epilepsia pela medicina. Além disso, seu modelo consiste na pirâmide invertida, ou seja, a base mais larga dos alimentos consumidos em grande quantidade são ricos em gorduras. Na sequência, vem as proteínas e, por fim, os carboidratos.
Esse esquema de ingestão nutricional trapaceia nosso metabolismo, fazendo com que ele queime mais calorias e, consequentemente, elimine mais peso na balança.
O que é Cetose?
A cetose é um estado metabólico em que o organismo utiliza a gordura como fonte de energia em vez de usar os carboidratos. Então, para que a cetose aconteça, é preciso que se reduza a ingestão desse carboidrato, e aumente o consumo de gorduras, para que a fonte de energia das células seja alterada.
Dessa forma, para alcançar esse estado, é importante que o consumo de proteínas seja moderado, para não retardar esse processo.
Como fazer a dieta cetogênica?
O ideal é que essa dieta seja feita sempre com a supervisão médica. Assim, para realizá-la, basicamente, deve-se reduzir a quantidade de carboidratos. É preciso levar em consideração os objetivos e o tempo de dieta e aumento da quantidade de alimentos ricos em gordura e proteínas.
Carboidratos:
- Arroz
- Batata
- Mandioca
- Pães
- Farinhas brancas
Proteínas:
- Carnes
- Ovos
- Queijos
- Peixes
Gorduras:
- Azeite
- Banha
- Abacate
A dieta em si consiste em reduzir ao máximo ou até mesmo eliminar o carboidrato da dieta. Além disso, ingerir, o quanto baste, para saciar a fome de alimentos permitidos que contenham proteínas e gorduras.
Conheça os benefícios do açafrão para a saúde
Riscos da dieta cetogênica
A dieta cetogênica traz inúmeros benefícios para a saúde, tais como: o controle das crises de epilepsia, redução do diabetes e da obesidade. No entanto, é importante se atentar que algumas pessoas não se sentem bem e acabam desenvolvendo efeitos colaterais. Assim, alguns deles são: enjoos, náuseas, dor de cabeça e desânimo.
Vale lembrar que todo aumento ou diminuição de um grupo alimentar não deve ser permanente. Isso porque essa variação pode implicar diretamente no comprometimento do funcionamento a longo prazo do organismo.
A dieta cetogênica é uma das dietas que mais trazem resultado quando o assunto é emagrecimento. Ela não possui grandes restrições alimentares de quantidade e, principalmente, é mais fácil de se manter ao longo do tempo. No entanto, o ideal é que seja feita sempre com auxílio profissional.
Então, com essas informações a respeito da dieta cetogênica, fica mais fácil entender se esse procedimento é para você. Assim como qualquer outro tipo de mudança alimentar específica, você precisa então se consultar com um bom nutricionista.