Em dias mais frios é muito comum que as pessoas fiquem com o nariz congestionado. Mas esse problema é muito incômodo e, em alguns casos, impede que os indivíduos realizem as atividades do dia a dia de forma produtiva. Afinal, o que é a congestão nasal e como resolver o problema rápido? Tudo isso você irá descobrir aqui.
A congestão nasal é um problema que atinge boa parte das pessoas. Então, por ser muito comum e parecer inofensivo, esse tipo de problema é um sinaliza a necessidade de realizar uma avaliação médica em alguns casos, pois é um sintoma de algumas doenças que atingem o sistema respiratório. Veja abaixo o que é a congestão nasal e como resolver esse problema eficientemente:
O que é a congestão nasal?
A congestão nasal, também denominada “nariz entupido” é um problema que surge quando os vasos sanguíneos que estão presentes no tecido da região nasal estão inflamados. Devido a isso, o ar não consegue penetrar corretamente as vias aéreas e a respiração não ocorrem de forma plena.
Geralmente, a cogestão nasal está associada a outro problema de saúde, ou seja, ela sinaliza que um problema maior está ocorrendo, e esse problema pode ser passageiro ou se instalar de forma crônica. Além disso, o nariz pode ficar congestionado quando o clima está mais seco, como o clima no período de inverno. Por isso, no frio as pessoas costumam ficar com o nariz entupido.
O que causa congestão nasal?
Como mencionado anteriormente, a congestão nasal surge quando os tecidos nasais se encontram inflamados, irritados ou infeccionados. As principais causas desse problema são as gripes, os resfriados e as alergias. Mas, além disso, é possível ficar com o nariz entupido em caso de asma, estresse, rinite, sinusite, durante a gravidez, devido ao uso de alguns remédios e devido a alguma alteração do septo nasal.
Quais os sintomas de congestão nasal?
O principal sintoma da cogestão nasal é a dificuldade de respirar e de sentir os odores do ambiente. Esse tipo de incômodo pode ainda ser acompanhado de espirros, tosse, cefaleias, secreções e muco. Por outro lado, quando o entupimento do nariz está associado a problemas mais graves, é possível que a pessoa sinta febre, enjoo, dificuldade de se alimentar e tosse constante. Nesse caso, é preciso ficar alerta.
Como resolver o problema da congestão nasal rápido?
O problema da congestão nasal pode ser resolvido de forma rápida quando os sintomas são mais leves. Para isso, é fundamental que você aumente a ingestão de água. O muco que se forma quando o nariz está congestionado dificulta da respiração, então, ao tomar bastante água a consistência do muco é diminuída.
Desta maneira, uma outra forma de solucionar esse problema é realizar inalações e recorrer a umidificadores, pois, assim, como mencionado anteriormente, o clima seco contribui para a acentuação da congestão nasal.
Além disso, não deixe de beber bebidas mais quentes, como chás, evite frequentar ambientes com ar-condicionado e não faça automedicação.