Muitas pessoas, ainda que realizem a lavagem dos cabelos, sofrem com a recorrência de alguns problemas capilares, como a caspa seborreica. Mas, ainda que esse tipo de problema ocorra de forma frequente, é possível tratá-lo. Veja aqui o que é a caspa seborreica e como tratar corretamente.
O couro cabeludo é uma região, que está exposta a diversos tipos de agressões externas, como poeira e poluição, por exemplo. Por isso, ele se suja muito facilmente. Além disso, o suor do dia a dia também se acumula nessa região, fazendo com que a sujeira fique ainda mais impregnada. Devido a esses e outros fatores as caspas surgem. Mas veja aqui o que é a caspa seborreica e como tratar corretamente.
O que é a caspa seborreica?
A caspa seborreica, também chamada dermatite seborreica, é um problema que atinge de forma bastante comum a região do couro cabeludo. Além disso, ela pode se espalhar também para o centro da face, para as orelhas e outras áreas do corpo. As causas da dermatite seborreica não estão definidas, mas muitas pessoas acreditam que o problema possui origem genética. Porém, alguns fatores externos podem agravá-lo, como, por exemplo, oleosidade em excesso, alergias e alterações emocionais.
De uma forma geral, a caspa seborreica surge em regiões do corpo que possuem grande quantidade de glândulas sebáceas. Como as regiões que possuem essas glândulas contêm mais oleosidade, elas se tornam ambientes propícios para que os fungos causadores da caspa se desenvolvam. Além disso, a dermatite seborreica pode fazer com que a região acometida fique avermelhada e provoca prurido.
Apesar de ser um problema genético, em muitos casos, é possível adotar algumas medidas que fazem com que esse problema sofra uma redução significativa. Portanto, veja abaixo como tratar a caspa seborreica:
Como tratar caspa seborreica?
Algumas pessoas conseguem obter melhora do quadro de dermatite seborreica sem que seja necessário realizar algum tratamento. Porém, algumas pessoas possuem esse problema em sua forma crônica, por isso, a caspa pode ter reincidência em diversos momentos durante toda a vida. Mas como tratar a caspa seborreica?
Em primeiro lugar, se você possui caspa seborreica, é fundamental que você procure um dermatologista a fim de obter orientações para tratar o seu problema. Para realizar um tratamento naturalmente você pode recorrer ao óleo de Melaleuca, pois, ele possui ação antibacteriana, cicatrizante e antifúngica. Além disso, esse óleo deixa os fios mais nutridos, saudáveis e combate a oleosidade do couro cabeludo.
Lave bem os cabelos
É necessário realizar a lavagem dos cabelos pelo menos 3 vezes durante a semana. Durante esse processo, dê preferência para água fria ou morna, evite lavar os cabelos em água muito quente, pois isso pode deixar o cabelo ainda mais oleoso, contribuindo para o aumento das caspas. Se for possível, utilize também um shampoo anticaspa, alternando com o shampoo comum que você costuma utilizar.
Não cubra a cabeça
O couro cabeludo precisa respirar, portanto, se você possui caspa seborreica, não utilize chapéus, bonés ou gorros com frequência, especialmente se o seu cabelo estiver molhado. Além disso, consuma alimentos saudáveis e evite alimentos com muita gordura.