Sabe a que barriga chapada, sem nenhuma gordurinha: é o sonho de consumo de várias mulheres. E é possível através da abdominoplastia. Por isso que hoje, nós indicaremos o que é a abdominoplastia e quando ela é indicada.
O que é a abdominoplastia?
É um procedimento cirúrgico, no abdômen, onde se retira o excesso de pele e gordura, além de possibilitar a restauração dos músculos que podem enfraquecer em diástase (separados).
Apesar de ser uma cirurgia plástica, ela não tem finalidade de redução de peso corporal de maneira rápida. Seu objetivo é de definir o contorno da barriga, conferindo uma aparência mais agradável e definida.
Quando a abdominoplastia é indicada?
A cirurgia é realizada por um médico com especialização em cirurgia plástica, e normalmente, é indicada em situações como:
- Região do abdômen com flacidez;
- Em situações onde o abdômen é muito saliente, ficando de maneira desproporcional com o restante do corpo;
- Em situações onde os músculos estão fracos ou separados, que é o caso da diástase;
- Grande quantidade de gordura no abdômen;
Assim, a cirurgia tem recomendação para pessoas que possuem grande quantidade de pele em excesso, gordura, e musculatura com dilatação.
Estas situações tem provocação normalmente por diversos fatores. Entre eles estão:
- Gravidez;
- “Efeito sanfona;
- Processo de envelhecimento;
- Herança genética;
- Consequência de outras cirurgias;
- Síndrome de Prume Belly, com ocorrência em bebês.
Qual o perfil das pessoas que procuram pela cirurgia?
Entre as principais pessoas que procuram pela cirurgia de abdominoplastia tem-se:
- Pessoas que procuram melhorar a estética do abdômen;
- Mulheres que passaram por uma ou várias gestações, e assim, a pele se tornou flácida e com problemas musculares;
- Pessoas que fizeram cirurgia bariátrica, onde houve a perda brusca de peso, e assim, recorrem à cirurgia para retirar excesso de pele;
É importante salientar que pessoas que procurar reduzir gordura abdominal, a recomendação é que seja feita a lipoaspiração conjuntamente com a abdominoplastia.
Qual é o resultado esperado de uma abdominoplastia?
Apesar de que é possível observar um leve inchaço, logo após a realização da intervenção cirúrgica, já é possível verificar diferentes contornos no abdômen. Os resultados esperados são um abdômen liso e forte, causado pelo fortalecimento dos músculos.
Sendo assim, normalmente, as marcas da cirurgia se localizam na parte inferior do abdômen, quase não sendo vistos depois da cicatrização completa, que pode durar até 10 meses. No que se refere ao tamanho das cicatrizes, depende muito da quantidade de pele que foi subtraída.
Em muitas situações, pessoas que possuem flacidez leve no abdômen e com pouca quantidade de gordura no local, a recomendação é a realização de uma lipoaspiração, seguida por uma miniabdominoplastia.
Caso especial, ocorre com pessoas que realizaram cirurgia bariátrica, e assim, existe uma grande quantidade de pele a se retirar. A recomendação de um especialista, ocorre considerando outras possíveis intervenções para resolver o excesso de pele em outros locais do corpo como: coxas, costas, braços, “pneuzinhos” e até nos seios.
É um contorno geral do corpo que precisa ser feito, e não somente no abdômen.