O trabalhador passa a vida toda esperando pelo momento de se aposentar e, nele, o valor da aposentadoria que receberá é muito importante. Isso porque será o dinheiro que ele terá para cuidar de si e da sua família depois que não houver mais o recebimento do salário. Quando há trabalho e aposentaria por CLT, o INSS deve adotar um valor que segue algumas regras.
A primeira delas é que não se pode adotar valor inferior ao salário mínimo vigente, nem superior ao teto delimitado. Entretanto, há diversos valores entre eles que são passíveis de recebimento e, para determinar o valor exato, é preciso entender tudo que influencia no valor final da aposentadoria.
Portanto, continue acompanhando este artigo para entender mais sobre os requisitos que influenciam no cálculo da aposentadoria!
Idade
O primeiro fator considerado pelo INSS para contabilizar o valor da aposentadoria é a idade na qual uma pessoa se aposentou. Há que se seguir uma idade mínima para a aposentadoria e, aquelas pessoas que se aposentam sem atingi-la, têm prejuízos na hora do recebimento do valor. Pessoas que seguem, por exemplo, a Regra de Transição de Pedágio de 50% não possuem idade mínima para se aposentar. No entanto, nesses casos o valor da aposentadoria tem o valor inferior quando comparado com outras regras.
Tempo de contribuição
O tempo de contribuição é outro dos fatores que influenciam diretamente no valor da aposentadoria. Cada profissão traz como exigência um tempo mínimo de contribuição. Mas, pessoas que trabalham um tempo superior a 20 anos têm aumento de 2% por ano no seu valor do seu benefício. Isso acontece porque a lei exige um tempo mínimo para que uma pessoa se aposente e, caso ela supere este tempo, então o valor que ela receberá também aumentará.
Média salarial
A média salarial de uma pessoa ao longo da sua vida influencia no valor que ela receberá do INSS após se aposentar. Seu cálculo é feito somando-se todos os salários do trabalhador (a partir de julho de 1994) até o mês anterior àquele no qual ele fez o requerimento para a aposentadoria.
Em seguida, divide-se todo o valor pela quantidade de contribuições realizadas (pela quantidade de meses nos quais o trabalhador realizou as suas contribuições). Esse cálculo trará um número, que é a média salarial do trabalhador, que influenciará diretamente no valor final que ele receberá.
Fator previdenciário
Por fim, o último dos fatores que influenciam no valor da aposentadoria é o fator previdenciário. Ele é um índice utilizado para o cálculo do valor de aposentadorias determinadas e foi criado pela Lei nº 9.876 de 1999. Sua fórmula visa considerar alguns fatores para o cálculo da aposentadoria, tendo em vista a aplicação de três variáveis para calcular o valor.
O primeiro deles é o tempo de contribuição que o segurado tem, o segundo é a idade que o trabalhador tem na hora que ele solicita sua aposentadoria. Por fim, considera-se a expectativa de vida do brasileiro no momento da solicitação. Ao aumentar o tempo de contribuição, o valor final também aumenta.
O mesmo acontece quando se aumenta a idade na hora de aposentar. Entretanto, o contrário também acontece: quanto menos tempo de contribuição e quanto mais nova uma pessoa é na hora de se aposentar, menor o valor do benefício que ela receberá.