Quando se tem pré-diabete a alimentação deve compor alimentos como cereais, frutas com casca e legumes, já em são ricos em fibras. Ademais, boas fontes de proteínas e gorduras boas como óleo de abacate, nozes e, principalmente, o azeite de oliva, são bem-vindos em uma dieta para esse tipo de doença.
Esses alimentos possuem um baixo índice glicêmico e auxiliam na redução da absorção de açúcar pelo organismo. Além disso, toda essa alimentação saudável ainda deve ser acompanhada de uma rotina de exercícios físicos para quem deseja ter uma vida longe dessa doença crônica.
O que fazer quando se tem pré-diabetes?
Antes de tudo, um médico deve fazer o seu diagnóstico de pré-diabete, dessa maneira, ele indicará uma consulta com um nutricionista. Esse profissional avaliará a sua situação e, com base nisso, montará uma dieta/alimentação balanceada e adequada para você. . Veja abaixo os alimentos permitidos durante essa fase:
Alimentos liberados quando se tem pré-diabetes
Entre os alimentos liberados para o consumo ao ter pré-diabete é preciso considerar a lista abaixo:
- Carnes magras: entre as carnes magras liberadas ao ter pré-diabete podemos citar os peixes, frango e frutos-do-mar;
- Legumes e verduras: a indicação desses alimentos são, alface, tomate, ervilha, cenoura, jiló, abóbora e chuchu;
- Frutas com casca e bagaço: morango, pêra, manga, goiaba, laranja e maçã;
- Leguminosas: entre as principais fontes temos o feijão, a soja, o grão-de-bico e a lentilha;
- Laticínios: os melhores são aqueles que têm uma baixa porcentagem de gordura, um bom exemplo disso, são os queijos ricota e leites desnatados.
- Gorduras boas: as gorduras mais saudáveis como azeite e nozes são ótimas ao ter pré-diabete.
Além desses alimentos acima, opções como a batata yacon também são bem-vindas em uma dieta de quem tem pré-diabete, visto que ela possui poucas calorias e muitas fibras. Essa qualidade é o que garante um maior controle de açúcar no sangue e isso faz com que possa se consumir até mesmo por diabéticos.
O consumo de 2 litros de água, no mínimo, também é muito importante ao ter pré-diabete, já que esse consumo evita a desidratação e auxilia no controle dos níveis de glicose no organismo.
Alimentos que não estão liberados quando se tem pré-diabetes
Da mesma forma que alguns alimentos que liberam, alguns devem se evitar ao ter pré-diabete. São eles:
- Doces em geral: quaisquer alimentos doces como mel, chocolate, bolos e sorvetes devem ser evitados, mesmo que a embalagem indique “diet”;
- Carboidratos altamente glicêmicos: pães de massa branca, arroz branco, batata e macarrão branco são alguns exemplos;
- Bebidas doces: refrigerante, suco, energético, chá industrializado;
- Alimentos processados: quaisquer alimentos processados e industrializados como pizza, hot dogs, nuggets, lanches, entre tantos outros fast foods comuns no dia a dia;
- Alimentos ricos em gordura: embutidos, queijo amarelo, frituras e iogurte integral também devem ser cortados da lista.
Por fim, tome o cuidado com as bebidas alcóolicas, sem sombra de dúvidas, elas são extremamente prejudiciais para a saúde. Além disso, essas bebidas aumentas os riscos de hipoglicemia (baixos níveis de glicose no organismo).
Agora queremos saber de você, agora que você já sabe o que comer ao ter pré-diabete, deixe nos comentários a sua opinião.