Para que os efeitos da academia fiquem aparentes o quanto antes, além de realizar os exercícios físicos com disciplina é preciso alimentar-se bem. Muitas pessoas não sabem o que comer após o treino, por isso, tem seu desempenho prejudicado. Se você ainda tem dúvidas sobre isso, leia este post do Brasil 123 e saiba o que comer no pós-treino. Veja dicas para potencializar os efeitos da academia.
Em primeiro lugar, para saber o que se deve comer após o treino é preciso entender quais são seus objetivos. Se você treina para perder peso, deve ter uma alimentação menos calórica, porém, se o objetivo é ganho de massa muscular, a composição da alimentação é diferente.
Além disso, as pessoas possuem idades, gêneros, pesos e objetivos diferentes. Sendo assim, consultar um nutricionista é fundamental, dessa maneira, ele realiza as indicações de acordo com as suas necessidades.
O que comer no pós-treino?
A alimentação do pós-treino deve ser rica em carboidratos ou proteínas, pois esses nutrientes aceleram a recuperação do músculo e faz com que ele se mantenha saudável, de modo a repor a energia gasta durante o exercício. Além disso, os alimentos e a água ajudam a repor a hidratação corporal perdida durante a atividade física.
As proteínas exercem um papel fundamental após o treino: a constituição dos tecidos, células e órgãos, inclusive dos músculos. Então, unir o consumo de proteínas à prática de atividade física faz com que o músculo se recupere rapidamente e fique mais forte e resistente.
Isso ocorre quando o corpo realiza a digestão das proteínas. Pois elas são quebradas e utilizadas pra a construção e recuperação dos músculos. Ademais, os músculos se recuperam durante o sono, mas isso só ocorre de fato quando há reserva de proteínas pelo corpo.
É preciso comer carboidratos no pós-treino?
Os carboidratos são conhecidos por serem mais calóricos, por isso, são evitados por aqueles que desejam perder peso. Mas é preciso comer carboidratos no pós-treino sim. Eles realizam a reposição das energias que foram gastas durante a atividade física. Além disso, a liberação de insulina, responsável por sintetizar o glicogênio, ocorre de melhor maneira quando os carboidratos são consumidos juntamente com as proteínas.
Para repor as proteínas no seu organismo, você pode apostar no consumo de ovos, peixes e carnes magras. Já as fontes de carboidratos são: arroz e torradas integrais, batata doce, dentre outros.
Não deixe de comer bem no pós-treino, pois o sucesso do exercício físico está diretamente relacionado a uma boa dieta.
Suplementação no pós-treino
Para ajudar no processo de ganho de massa muscular é possível aliar uma boa alimentação à suplementação. Assim, os resultados podem ser potencializados e adquiridos em menos tempo. Um suplemento que é uma grande fonte de proteína, por exemplo, é o Whey Protein. Ele auxilia no ganho de massa muscular e também contribui para o emagrecimento.
O corpo absorve o Whey Protein rapidamente. Logo, ele auxilia na recuperação pós-treino. Sua composição conta com proteínas encontradas no soro do leite, que fazem com que as fibras musculares sejam reconstruídas.