Você está procurando emprego? Seu emprego não está mais dando certo e você quer mudar de área? Hoje vamos te contar como se preparar para o tão almejado emprego.
O mundo empresarial está mudando juntamente com as exigências do mercado e, ao mesmo tempo, as contratações passaram por modificações. Assim, hoje, os processos de recrutamento e seleção passam a valorizar um conhecimento que vai além do currículo.
As empresas avaliam as habilidades e características dos candidatos, de forma a atender suas expectativas. Sendo assim, o candidato precisa ter um perfil diferenciado e ele tem que agregar valor à empresa, se destacando neste cenário de competição.
Como ser uma pessoa mais comunicativa: 6 dicas para interagir mais
O que as empresas buscam no candidato a uma vaga?
As empresas buscam no candidato a uma vaga o conhecimento do candidato, além do currículo que ele apresenta. Isto é, buscam características como:
- Adaptação aos valores: as empresas prezam muito pelo alinhamento do candidato de modo que ele se adeque aos valores e à missão da empresa. Desse modo, essas empresas fazem até uma busca nas redes sociais para saber sobre os valores do candidato.
- Ética: entendida aqui como sendo as regras morais que regulam as relações sociais, ou seja, a ética é um diferencial necessário para as pessoas que querem se candidatar.
- Empatia: a empatia necessária é aquela postura de se colocar no lugar do outro, não compactuando com atitudes e comportamentos negativos e preconceituosos. Portanto, a solidariedade é vista com bons olhos pela empresa.
- Comprometimento: comprometer-se com a empresa é se engajar nas metas e conceitos dela.
- Resiliência: a empresa espera do candidato atitudes positivas ao lidar com situações adversas, ou seja acatando críticas de modo a melhorar a forma de realizar as atividades e, principalmente, resistindo às pressões externas.
Elas ainda buscam outras competências
Além disso, os candidatos também precisam ter:
- Visão de mercado: o candidato precisa estar sempre atualizado no que se refere ao mercado. Precisa se atentar onde a empresa está inserida e, principalmente, nas ações dos concorrentes.
- Capacidade de liderança: a empresa busca pessoas que são capazes de realizar as atividades de acordo com suas necessidades. Isto é, mesmo que, para isso, seja necessário passar por adversidades. Assim, suas relações com os outros colaboradores são muito importantes neste momento.
- Criatividade: o candidato precisa participar do processo de inovação da empresa, aliando sua formação acadêmica com as suas habilidades pessoais.
- Pró-atividade: a pró-atividade que as empresas esperam do candidato está relacionada à transformação de problemas em oportunidades para o seu crescimento.
- Entusiasmo: a tão sonhada conquista do emprego envolve também o candidato, disposição e paixão pelo trabalho. Então, é preciso gostar do que faz.
- Objetividade: o candidato precisa manter o foco na atividade que está sendo realizada e, assim, atingir as metas esperadas.
- Equilíbrio: a busca das empresas é por pessoas que consigam equilibrar a carreira profissional com a vida pessoal.
Portanto, agora que você já sabe o que esperam de você como candidato, busque praticar em seu dia a dia essas habilidades. Então, esperamos que você encontre logo o seu emprego tão sonhado!