Nos últimos anos, tem sido cada vez mais comum os brasileiros buscarem por empréstimos consignados, principalmente aqueles que recebem o Bolsa Família, visto que até no fim do ano passado, quando o benefício ainda se chamava Auxílio Brasil, os benefícios podiam contar com a modalidade de crédito que era descontada diretamente do valor do benefício.
Contudo, muitos beneficiários do programa tiveram o Bolsa Família cancelado, e com isso, muitas dúvidas foram geradas sobre esse assunto. Pensando nisso, nós separamos algumas das principais informações para que você entenda o que acontece com essas pessoas e assim, possa sanar essas dúvidas.
Por isso, não deixe de ler até o final, para obter todas as informações necessárias.
Por que houve o cancelamento do benefício?
Desde que retornou no início deste ano, o Bolsa Família passou por várias modificações e melhorias. Para melhor atender a população nos primeiros 3 meses do ano, o benefício passou por um pente fino, o que gerou um corte significativo no número de famílias brasileiras beneficiadas pelo programa.
Com isso, as famílias que recebiam o Auxílio Brasil e tinham pego um empréstimo consignado ficaram sem saber o que fazer diante desta situação. O cancelamento do Bolsa Família pode trazer graves consequências para as famílias que dependem desse benefício. Além disso, pode causar um desequilíbrio financeiro, já que o pagamento do empréstimo é mensal.
O que acontece com quem pegou empréstimo consignado e foi excluído do Bolsa Família?
Até o final do ano passado os beneficiários do principal programa de transferência de renda do país, o Auxílio Brasil, podiam pegar empréstimos consignados. Essa medida acabou depois do retorno do Bolsa Família, que aconteceu em janeiro deste ano.
Depois do pente fino do Bolsa Família, mais de 1.400 famílias saíram do programa. Isso gerou muitos prejuízos, especialmente para aquelas que tinham adquirido crédito consignado com o Auxílio Brasil.
Para que essas pessoas possam sanar essa dívida e voltar a ter o nome limpo, os bancos estão gerando boletos com os valores restantes.
Com isso, os beneficiários que tiveram o Bolsa Família cancelado, devem se dirigir até o banco onde pegaram o crédito consignado para negociar e acertar o boleto de pagamento do empréstimo. Além disso, recomenda-se que o titular da conta bancária, tente negociar os valores, especialmente os juros, para que assim, não caia em dívidas e possa ter mais tranquilidade com as finanças.
Agora que você já sabe o que acontece com quem pegou consignado e teve Bolsa Família cancelado em 2023, é só seguir as instruções para evitar dívidas com as instituições financeiras.
Veja agora: CONFIRMADO! Veja a data de pagamento do 13° salário do INSS