Quando na escola aprendemos sobre juros, escutamos que os juros simples são aplicados nas lojas e os juros compostos são aplicados pelos bancos. Assim, hoje, nós vamos indicar o poder dos juros compostos nos investimentos. Confira aqui no Brasil 123.
O que são juros compostos?
Sabe-se que os juros são valores cobrados para ressarcir o vendedor sobre um valor emprestado ao comprador nas compras parceladas. No caso dos bancos e instituições financeiras, existem os juros pagos e os juros recebidos. Se você fizer empréstimos ou financiamentos, você pagará juros pelo empréstimo de dinheiro pelo banco.
Agora, se você fizer investimentos você receberá juros sobre os valores investidos. Pois a situação se inverte: você é a pessoa que empresta dinheiro, e o banco é o tomador do empréstimo. Em ambas as situações, ocorrerá o que se chama juros sobre juros. Ou seja, o valor do juro aumenta com o passar do tempo.
Quais são os investimentos que rendem juros compostos?
Existem vários investimentos que asseguram ao investidor a rentabilidade paga pelos juros compostos. Citaremos apenas as mais usadas:
- Tesouro Direto: é um investimento de baixo risco em que você empresta dinheiro para o governo, e recebe ao final do prazo acordado, a rentabilidade em juros compostos. Este rendimento estará sujeito à variação da taxa SELIC ou ao IPCA.
- CDB (Certificado de Depósito Bancário), que é um título das instituições financeiras que é util para emprestar para outros clientes. A rentabilidade do CDB, está vinculado a algum percentual do CDI. Além disso, esse título possui a segurança do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), até o valor de R$250.000,00.
- LCI: Letra de Câmbio Imobiliário, possui a intenção de emprestar dinheiro para o setor imobiliário, e não possui incidência de Imposto de Renda. Tem garantia pelo FGC, mas necessita de aportes iniciais maiores.
- LCA: Letra de Câmbio do Agronegócio, possui a intenção de emprestar dinheiro para o agronegócio, e não possui incidência de Imposto de Renda.
- Ações: possui incidência de juros compostos de maneira indireta, o que não possibilita prever o valor da rentabilidade do investimento.
Qual é o poder dos juros compostos nos investimentos?
Os juros compostos nos investimentos podem ser um bom aliado para aumentar a rentabilidade, uma vez que, quanto maior o tempo de investimento, correndo juros sobre juros, a rentabilidade se torna maior.
Assim, deixe o seu dinheiro investido por mais tempo, nos ativos que prometem rentabilidade de juros compostos, uma vez que você conseguirá aumentar e muito a sua lucratividade nos investimentos.
O que é claro, é que os juros compostos aumentam a sua rentabilidade se aplicados em médio e longo prazo, pois podem potencializar e acelerar os dividendos. Assim, organize as suas finanças pessoais e trace metas para atingir com o decorrer do tempo.
Ademais, com os juros compostos, você perceberá que o seu dinheiro está trabalhando para você mesmo. É a mágica dos juros compostos: aumentar mais rapidamente o seu patrimônio. A partir do momento em que você escolhe bons ativos para investimento. Com vista no longo prazo e na diversificação da carteira de investimentos.