Uma pergunta que surgiu juntamente com Drex é se o PIX vai acabar. Isso porque ambos funcionam de maneira digital, e pode acabar gerando a dúvida, em diversos brasileiros, sobre a substituição de um pelo outro.
Apesar da resposta simples para esta pergunta, é necessário também entender o funcionamento tanto do PIX quanto do Drex. Mesmo que, hoje em dia, muitos já utilizem o PIX no seu cotidiano, o surgimento da moeda brasileira de maneira digital pode gerar certa confusão para os cidadãos.
Quer saber mais sobre a criação do Drex e a influência que ele trará no cotidiano dos brasileiros? Então, continue conosco na leitura deste texto, pois ele trará muitas informações sobre essa nova moeda digital.
O PIX vai acabar?
A pergunta “o PIX vai acabar?” surgiu com o início do Drex. Todavia, o Drex se difere do PIX, uma vez que o primeiro trata-se de uma moeda e outro de um dos sistemas de pagamento. Ademais, o Drex ainda não teve seu lançamento. Sendo assim, um não entrará em substituição de outro.
Com a criação do Drex o PIX vai acabar?
Como citamos anteriormente, uma não teve criação para substituir o outro. Afinal, possuem finalidades diferentes. Dessa forma, é necessário, então, conhecer cada um deles.
O que é o PIX?
O PIX é um sistema de pagamento instantâneo que teve seu desenvolvimento pelo Banco Central do Brasil. Ele dá às pessoas e empresas a possibilidade de realizar transferências de dinheiro de forma eletrônica, rápida e segura, 24 horas por dia, 7 dias por semana, até mesmo no fim de semana ou então em feriados.
O PIX está integrado às contas bancárias e utiliza chaves de acesso. Por exemplo, números de celular ou CPF, para facilitar as transações. Isso simplifica as transações, eliminando a necessidade de informar dados bancários completos a cada pagamento.
O que é o Drex?
O Drex é uma forma de apresentar a moeda brasileira, ou seja, é uma maneira de mostrar o real de forma digital. Os cidadãos poderão ter as suas próprias moedas digitais e poderão realizar as transações com o mesmo valor do dinheiro físico. Contudo, a diferença entre Drex e as cédulas está no armazenamento. As moedas digitais terão seus armazenamentos apenas na carteira digital que cada banco disponibiliza.
A saber, a moeda ainda irá passar por testes e possui a previsão de lançamento para o próximo ano. Contudo, não possui ainda, uma data específica.
Outro ponto a ressaltar acerca do Drex é que estima-se que as moedas digitais terão seu uso com mais frequência pelas grandes empresas.
Diferenças que sanam a dúvida de que o PIX vai acabar
Como citamos anteriormente Drex é maneira digital de apresentar a moeda brasileira, ou seja, o real. Já o pix, é um dos sistemas de transações. Sendo assim, um não poderá substituir o outro, mas caminharão juntos. Como Drex será correspondente ao real, as pessoas utilizarão a moeda digital para realizar as transações. Será, portanto, possível efetuar PIX, assim como TED ou DOC usando Drex.
E você, também chegou a pensar que o PIX vai acabar com o surgimento do Drex? Compartilhe conosco, a sua opinião, deixando um comentário abaixo!