O mercado de influenciadores digitais vem ganhando um grande destaque nos últimos anos, principalmente pelo valioso valor que o meio movimenta. O Brasil é conhecido como um dos maiores mercados de marketing e influência do mundo, ao todo são mais de meio milhão “influencers”.
Além disso, o Brasil também é um dos países em que a população mais compra a partir da influência desses produtos. Pelo segundo ano consecutivo, a recomendação dos influenciadores digitais na hora da decisão de compra dos consumidores chamou a atenção por aqui.
O mercado global de marketing e influência foi mensurado em torno de 14 bilhões de dólares em 2021, o que representava um aumento de quase 40%. Para se ter uma noção da explosão e rapidez desse mercado é só comparar os números com cinco anos antes.
A partir de uma comparação rápida, há cinco anos o mercado de influência e marketing era cotado em pouco mais de 1,5 milhões de dólares. No caso do Brasil, o mercado é incalculável, mas é um mercado muito explosivo e que vai crescendo cada vez mais.
O poder dos influenciadores digitais
Desde que as redes sociais entraram em nossas vidas como um dos produtos mais importantes da revolução tecnológica, experimentamos uma profunda mudança de valores e de comportamento social em todo mundo.
Com isso, nota-se o poder que os influenciadores digitais possuem em cima dos consumidores na hora de os auxiliarem ou até mesmo decidir a compra pelo consumidor. A verdade é que as pessoas parecem estar hipnotizadas por essa onda que vem sendo vista como solução de vida para muitas pessoas.
Contudo, ser influenciador digital é, de fato, a melhor alternativa profissional do momento? Traz o sonhado retorno financeiro para todos? Nesse sentido, muitos influenciadores digitais estão levantando verdadeiros impérios com essas táticas.
Enquanto para poucos o sucesso chega de forma inesperada, após uma publicação ou vídeo que viralizou, para a grande maioria é preciso suar a camisa para se transformar num influenciador reconhecido pela audiência, e, principalmente, pelas marcas para transformar sua iniciativa num case de sucesso.
O mercado por dentro
Para certas marcas e setores, os influenciadores digitais são extremamente importantes, pois são usados taticamente como veículo de comunicação e expande as vendas de determinada companhia.
Nesse sentido, um exemplo muito comum em que os influenciadores são extremamente importantes para os lucros do setor é o setor de varejo como um todo. Por ser um setor que conta com uma alta rivalidade entre as empresas, é um setor que agora também se faz presente no “mundo virtual” e os influenciadores conseguem se conectar com o famoso “e-commerce” e expandir as vendas.
Acompanhando o mercado de influenciadores digitais, temos as plataformas digitais. Nesse sentido, temos o lançamento de várias redes, que possuem a finalidade de expandir conteúdos, como no caso do tik-tok.