O ciúme é um sentimento de posse que surge quando acreditamos que alguém é nosso. É uma forma de controle sobre aquela pessoa, ou de expressar o medo de perdê-la. Ele pode ser inofensivo, quando a pessoa que o sente apenas fica mais atenta ao ser amado, sem tentar interferir nas suas decisões pessoais.
Contudo, quando o ciúme faz com que uma pessoa tente controlar as ações da outra, com quem ela fala, ou onde ela vai, ele começa a ser tóxico e prejudicial. Dessa forma, leia essa matéria que vai te ajudar a vencer o ciúme no seu relacionamento, lendo a matéria abaixo!
Auto sabotagem: pare de atrapalhar a sua vida a atinja seus objetivos
Ciúme é insegurança
Primeiramente, o ciúme não é causado, geralmente, por alguma atitude da pessoa amada. Quem sente o ciúme é que tende a ver perigo em tudo, até nas relações menos íntimas, como as de trabalho. Isso acontece porque o ciúme é provocado pela insegurança de quem o sente.
Você acha que uma pessoa é muito valiosa (porque é a forma como você a vê) e que, por isso, todo mundo ao seu redor vai querer ficar com ela também. Lembre-se que as pessoas têm interesses e gostos diferentes. Não que o seu amor não seja realmente bom, mas com certeza, as pessoas podem ter amores melhores para ela. Nem todo mundo quer o que é seu.
Ciúme é falta de confiança
Se você está num relacionamento com alguém e quer fazer dele algo durável, você deve confiar nessa pessoa. Viver num relacionamento em que toda vez que a pessoa sai, você sente medo e tensão, é insuportável! Se você não confia nessa pessoa, reavalie o seu relacionamento. Se essa pessoa não é confiável, ela não merece estar com você.
6 motivos imperdíveis para você praticar atividades físicas diariamente
Ou então, reavalie suas atitudes. Se essa pessoa é uma pessoa boa e confiável, não tem porque você deixar o ciúme subir à cabeça e tentar controlá-la. Ela mesma sabe como deve agir e agirá de acordo e, se você não confia nisso, talvez essa não seja a pessoa certa para você ter um relacionamento.
Ciúme sufoca
O ciúme faz com que a pessoa que o sente tente controlar a vida da outra. Ela quer saber com quem a outra anda e onde ela está a todo momento. Além disso, muitas pessoas ciumentas costumam usar de proibição aos seus parceiros de fazerem essa ou aquela atividade. Por exemplo, sair com os amigos.
Isso é extremamente prejudicial ao relacionamento. Uma pessoa acha que está controlando a outra e evitando que ela se aproxime de outras pessoas mais interessantes. Contudo, na verdade, ela está fazendo com que a outra queira ficar mais e mais longe dela.
Um dia, a pessoa que é alvo do ciúme percebe que pode ser mais feliz, sem esse sufocamento, mesmo que ame a pessoa ciumenta. Por isso, respeite a pessoa que você ama, trabalhe a confiança nela. Ter ciúme é a forma mais fácil de perder alguém.
Qual é o seu propósito? Se você ainda não sabe, está na hora de descobrir