Em atuação desde 2004, o Programa Bolsa Família é, atualmente, o principal projeto de assistência social e econômica voltado para a população de baixa renda. Tendo isso em vista, o benefício repassa uma renda mensal para os participantes que é determinada de acordo com a configuração. Dito isso, o Bolsa Família é pago no final de semana?
Confira agora mesmo informações sobre o programa e a saiba quando o pagamento de julho será efetuado, bem como o repasse da 4ª parcela do auxílio emergencial para quem teve o programa temporariamente substituído.
Bolsa Família é pago no final de semana?
Não. O Bolsa Família não é depositado na conta do participante no sábado, domingo e nem nos feriados. O repasse é feito apenas nos dez dias úteis de cada mês de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS) que cada responsável Familiar (RF) possui.
Em dezembro o pagamento ocorre mais cedo devido os feriados de Natal e Ano Novo, mas em todos os outros meses, o pagamento é feito de forma escalonada e nas últimas semanas.
Embora o Bolsa Família não seja pago no final de semana, ele pode ser sacado nos dias não úteis. Obviamente, a parcela precisa já estar na conta para que o usuário possa efetuar o saque nos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal (CEF).
Calendário de julho
O pagamento relativo a julho e à 4ª parcela do auxílio emergencial acontecerá seguindo o cronograma:
- NIS terminado em 1 – 19/07;
- 2 – 20/07;
- 3 – 21/07;
- 4 – 22/07;
- 5 – 23/07;
- 6 – 26/07;
- 7 – 27/07;
- 8 – 28/07;
- 9 – 29/07;
- 0 – 30/07.
As datas são destinadas ao repasse normal do programa, bem como do auxílio, no caso de ser mais vantajoso. Em ambos os casos, o dinheiro deve ser sacado em até 90 dias após a data.
Além disso, o beneficiário pode sacar a parcela mesmo sem estar com o cartão ou senha do programa.
Saque do Bolsa Família
Se o saque do Bolsa Família for na boca do caixa, por meio de um atendente, é possível sacar o valor sem cartão ou senha ou sem ambos. Basta informar ao funcionário que é beneficiário do Bolsa Família, mas não está com o acesso.
Também é necessário ter em mãos um documento oficial com foto e ser o Responsável Familiar (RF). Feito o saque, o RF deve informar que deseja fazer um novo cartão e/ou uma nova senha.
De modo semelhante, ao sacar a parcela em alguma Casa Lotérica sem portar cartão e senha do Bolsa Família, deve-se ter um documento oficial com foto e informar que está inscrito no programa. Neste caso, somente o RF pode efetuar o saque e ter acesso ao valor.
Veja ainda: Bolsa Família em dobro: benefícios serão aumentados, mas não todos; entenda funcionamento
Acompanhe as notícias do Brasil123, clique aqui.