Com o início do auxílio emergencial, os inscritos no Programa Bolsa Família (PBF), que passariam a ter um recebimento de maior valor com o pagamento do auxílio, acabaram por migrar para este benefício. Diante da expectativa de término das parcelas do auxílio em outubro, fica a dúvida sobre como voltar ao Bolsa Família.
A saber, de acordo com o Ministério da Cidadania, que responde pelo Auxílio e pelo Bolsa Família, foram aproximadamente 10 milhões de usuários do Bolsa que migraram para o projeto emergencial.
Nesse sentido, para os que possuem dúvidas sobre como voltar ao Bolsa Família, o Ministério da Cidadania informa que os usuários retornarão ao programa anterior de forma automática, ou seja, não será necessária nenhuma nova inscrição ou procedimento.
No entanto, é válido destacar que esse retorno automático ao Programa Bolsa Família diz respeito aos que estão recebendo o auxílio emergencial via Bolsa Família temporariamente. Dessa forma, aqueles que já não integravam o PBF anteriormente, não serão incluídos no programa após o término do auxílio emergencial.
Sem dúvida, diante das informações veiculadas, existe a expectativa de que o novo Bolsa Família apresente uma ampliação do número de beneficiários, entretanto, essa e outras especulações ainda não foram confirmadas oficialmente.
Pagamentos do auxílio emergencial
Esclarecida a questão sobre como voltar ao Bolsa Família, vamos agora para o calendário do auxílio emergencial.
A Caixa Econômica Federal inicia a fase de liberação dos saques em espécie da quarta parcela do auxílio nesta segunda-feira (2), cujo encerramento será no dia 18 de agosto.
Dessa forma, as atenções já ficam voltadas para a 5ª parcela, que ocorrerá devido à prorrogação publicada em Diário Oficial, contemplando os trabalhadores com 3 novas parcelas, além das 4 que já eram o planejamento do auxílio emergencial 2021.
Para o grupo do Bolsa Família, que segue o calendário sempre nos 10 últimos dias úteis do mês para o seu pagamento, já fica estabelecido que os inscritos no Bolsa que recebem o auxílio terão os pagamentos da 5ª parcela iniciados no dia 18 de agosto, para os que possuem o Número de Identificação Social (NIS) com dígito final 1.
O calendário dos trabalhadores fora do Bolsa Família ainda não teve a sua divulgação com as datas para a 5ª parcela, o que deve ocorrer nas próximas semanas.
Confira ainda: CAIXA libera saques do auxílio emergencial nesta segunda; acompanhe o calendário