Nesse sábado (28/08) o pagamento do programa voltado para os grupos mais prejudicados pela pandemia da Covid-19 foi feito para dois grupos: nascidos em setembro e outubro. Assim sendo, o pagamento é feito no sábado, mas o auxílio emergencial cai no domingo?
Confira a resposta para essa e outras dúvidas e acompanhe o calendário com todas as datas restantes do pagamento da 5ª parcela, que também corresponde ao primeiro ciclo de repasse da extensão do programa.
O auxílio emergencial cai no domingo?
Sim e não, vai depender de qual grupo trata-se e do calendário elaborado pelo Ministério da Cidadania e Caixa Econômica federal (CEF). Isso porque para os beneficiários do Bolsa Família, o pagamento é feito somente em dias úteis; ou seja, no sábado, domingo e em feriados, o governo não repassa pagamento para essa população.
Tendo isso em vista, mesmo recebendo o auxílio emergencial no lugar do Bolsa Família, a regra também é válida, pois o calendário que rege ambos os pagamentos é o calendário regular do programa (Bolsa Família).
Já no caso dos demais grupos que não participam do Bolsa Família, o pagamento pode sim ser feito no domingo, bem como no sábado. As datas de pagamento vão depender do cronograma determinado.
Portanto, nesse próximo domingo (29), o pagamento é feito para um grupo específico que não faz parte do Bolsa Família. Veja, portanto, as datas restantes em que a 5ª parcela será depositada na Poupança Social Digital:
- Nascidos em novembro – recebem dia 29 de agosto;
- Nascidos em dezembro – recebem dia 31 de agosto.
Assim sendo, para o grupo do Bolsa Família o último pagamento feito foi na sexta-feira (27) e terá continuidade apenas na próxima segunda-feira (30); tome nota e veja quem ainda falta receber:
- NIS terminado em 9 – recebem dia 30 de agosto;
- NIS terminado em 0 – recebem dia 31 de agosto.
Ambos os grupos têm até 90 dias após a data para efetuar o saque da parcela. Caso contrário, o valor deverá ser retornado aos cofres públicos da União.
Contudo, como os beneficiários que estão fora do Bolsa família recebem o benefício em duas etapas, esse prazo começa a ser contado somente a partir da abertura do calendário de saque.
Veja ainda: Devolução em dobro do auxílio emergencial 2021: entenda proposta para quem recebeu beneficio de má-fé
Acompanhe as notícias do Brasil123, clique aqui.